Sonho realizado. Após a inauguração do Mercado da Jurema, em setembro deste ano, os permissionários do novo Mercado Público das Malvinas receberam oficialmente nesta sexta-feira (20) as permissões de uso de seus boxes no novo centro comercial da cidade. Este é mais um importante passo para o fortalecimento da economia local, além de um sonho antigo da população, que esperava pelo novo espaço há mais de 10 anos.
O novo mercado, fruto de uma parceria firmada entre a Prefeitura de Caucaia e o Governo do Estado, começou a ser construído em fevereiro de 2023 e está prestes a ser inaugurado. O novo Mercado das Malvinas contará com uma infraestrutura moderna e acessível, voltada para o estímulo do empreendedorismo local.
"Hoje é um dia histórico para Caucaia. Esse mercado representa mais do que um espaço de comércio; ele é a realização de um sonho antigo e um símbolo do nosso compromisso com o desenvolvimento de Caucaia. Estamos investindo no potencial dos nossos empreendedores e na geração de emprego e renda aqui mesmo, dentro da nossa cidade. Parabéns a todos os permissionários que fazem parte desse novo capítulo da nossa história", disse o prefeito de Caucaia, Vitor Valim.
Ao todo, o mercado conta com 348 boxes disponíveis. O processo de seleção, realizado por licitação, levou em consideração critérios técnicos, como a comprovação de vínculo anterior com o mercado, que garantiu pontos adicionais aos candidatos. Os permissionários contemplados atuarão em 15 categorias de comércio, que incluem frigorífico/açougue, mercearia, frutas e verduras, especiarias, papelaria, vestuário, cabeleireiro, alimentação, entre outras.
Uma delas é a empreendedora Daniele Oliveira. Ela revela que a mãe era permissionária do Mercado das Malvinas antigo, e que hoje está muito feliz em voltar ao espaço, desta vez como a titular da posse. "Minha mãe é antiga permissionária daqui. E ela vivia me falando pra eu me inscrever também. Tô muito feliz. Foi um edital muito transparente. Quem quiser vir conhecer a Budega da Nega, é o box 334, e estamos aqui!", comemora. O Coquinho, conhecido por sua panelada, também é um dos contemplados: "Em 1996 eu tinha um ponto aqui. O antigo prefeito desmanchou e disse que ia entregar um novo em pouco tempo, quem tinha uma casa pra fazer um ponto, fez. Quem não tinha, ficou na mão. Agora vamos vender panelada de novo", finaliza.
As permissões de uso terão validade inicial de 10 anos, podendo ser prorrogadas por igual período. A reforma do Mercado das Malvinas busca garantir estabilidade e segurança para os empreendedores, ao mesmo tempo em que promove o fortalecimento da economia local e a circulação de recursos dentro da própria comunidade.