O Município

Dados do município.

Dados do município/localização

Fundação: 15/10/1759
Emancipação Política: 1759
Gentílico: CAUCAIENSE
Unidade Federatíva: CEARÁ
Mesoregião: METROPOLITANA
Microregião: FORTALEZA
Distância para a capital: 17 KM

Dados de características geográficas

Área: 1.227,93
População estimada: 361400
Densidade: 294,30
Altitude: 29
Clima: TROPICAL SEMIÁRIDO BRANDO
Fuso Horário: GMT -3 (UTC-3)
Caucaia é uma denominação de origem indígena que quer dizer mato queimado", "vinho queimado ou, simplesmente, queimado. Caucaia, como Aldeia, ficou na dependência da Vila de Fortaleza e só depois, com a determinação do Marquês de Pombal, que suprimiu todas as Aldeias administradas pelos Jesuítas no Brasil, transformando-as em Vilas e Vigariatos, a Aldeia de Caucaia foi transformada em Vila, juntamente com mais cinco aldeias existentes na Capitania do Ceará. A Aldeia de Caucaia recebeu o nome de Vila Nova Real de Soure por determinação da corte portuguesa, e no dia 15 de Outubro de 1759 foi realmente oficializada. A câmara Municipal se reuniu pela primeira vez, posteriormente, a 17 de Outubro do mesmo ano. Recebeu esta denominação, de Vila de Soure, por causa de uma freguesia do Bispado de Coimbra, Portugal, pois as regiões político-administrativas conservavam o sistema das antigas freguesias, que tinham autonomia religiosa e política.
Vila Nova de Soure, posteriormente Soure, após a independência do Brasil, e finalmente Caucaia, sua última e definitiva denominação. Um município cearense que foi marcado profundamente pela influência da presença e vida missionária dos Jesuítas, que guarda em toda a sua extensão as raízes deste processo evangelizador e colonizador da empreitada portuguesa. Em 1735, esses missionários, designados pela Carta Régia de 2 de outubro do mesmo ano, pouco depois estavam em plena atividade catequética dos índios que habitavam a região, os Caucaias.
Com o desenvolvimento do povoado, chegou a ordem para cumprimento da Provisão Régia de 14 de abril de 1755 a Alvarás de 06 e 7 de junho do mesmo ano, através dos quais o Governo Português, então sob o comando de Marquês de Pombal, determinava o sequestro de fatos bens dos Jesuítas. A mesma ordem também mandava que se elevassem a condição de Vila os lugares e aldeias que fossem excluídos da administração daqueles religiosos, que seriam, pouco depois, expulsos do Brasil. Desse modo, o Capitão-Mor do Ceará, Francisco Xavier de Miranda Henrique, com o devido apoio daquela provisão Régia, fundou a Aldeia de Soure, a atual Caucaia de mar, serra e sertão. Já em 1759, a Vila de Soure passou a ser denominada de Vila Nova de Soure no dia 5 de fevereiro do ano supra mencionado, sob a invocação de Nossa Senhora dos Prazeres. A festa solene de instalação, realizou-se no largo da Igreja Matriz, no dia 15 de novembro de 1759, sendo oficializada a denominação de Vila Nova de Soure. Após os 184 anos, houve a denominação de Soure para Caucaia, pelo Decreto-Lei 1.114, de 30 de dezembro de 1943.

Atrativo histórico e cultural, a Igreja de Nossa Senhora dos Prazeres, também conhecida como Igreja Matriz de Caucaia, fundada no século XIX, possui um patamar com 2 degraus separando-a da Praça. À frente do patamar há um cruzeiro, homenagem do povo de Soure à fé cristã. A fachada constitui-se de uma grande torre e das laterais, somando um total de cinco, mas registra-se a presença de 4 sinos. Uma cruz de malta ao alto. Nossa Senhora dos Prazeres é considerada historicamente a padroeira de Caucaia.

Com a criação da Região Metropolitana de Fortaleza, Caucaia expandiu-se como centro habitacional e industrial.

Caucaia é um município brasileiro do estado do Ceará que integra a Região Metropolitana de Fortaleza com cerca de 1.227,9 km²,[4] equivalente a 0,83% da superfície estadual. Em 2019, possui um contingente populacional estimado de 361 400 habitantes e, em 2010, sua densidade demográfica era de 264,91 hab./km².[5]

Vem apresentando nos últimos anos um grande crescimento populacional desencadeando uma significativa expansão urbana. Nesse contexto, desenvolveu-se - em 2012 - um Sistema de Informações Geográficas (SIG) com o objetivo principal de realizar a caracterização socioambiental e auxiliar as atividades vinculadas à gestão e ao ordenamento territorial.[6]

Em Caucaia, o IDH é de 0.682 que é considerado médio (8º no Ceará), enquanto no Brasil o IDH é de 0,727 (alto). Considerada uma das mais importantes cidades do Ceará, Caucaia possui o 3º maior PIB do Estado (Produto Interno Bruto) e a 2ª maior população. IDH Renda: 10ª do Ceará; IDH Longevidade: 6ª do Ceará.

O município apresenta-se atualmente como um dos principais polos turísticos do Ceará, tendo o segundo maior fluxo turístico do estado com cerca de 300 mil turistas por ano, principalmente devido a influência polarizadora da metrópole Fortaleza e praia do Cumbuco. Na lógica turística metropolitana, destacam-se a concentração de empreendimentos e investimentos turísticos nos espaços litorâneos. É o palco principal dos esportes de vela, principalmente o kitesurf. A Praia do Cumbuco é considerada uma das melhores do mundo para a prática do esporte. Aqui há vários campeonatos nacionais e internacionais, sendo visitada constantemente por ícones do desporto como Reno Romeu, Guilly Brandão, Abel Lago, Kristy Jones e Kristin Boese.

Caucaia tem 44 Km de litoral, dos quais, 28 Km fazem parte de sede e os 16 km restantes pertencem ao distrito de Guararu e Catuana, inseridos na Área de Proteção Ambiental do Rio Cauípe e Estação Ecológica do Pecém.
Os principais eventos culturais são:

Festa de Santo Antônio (01 e 02/junho);
Festa de São Pedro (29/junho);
Carnaval;
Festas da Padroeira (05 a 15 de agosto);
Festa da Carnaúba (18, 19, 20 de outubro)
Dia do Município (15 de outubro);
Campeonato de Surf (datas variadas durante o ano);
Vaquejadas (outubro e novembro).

Religião

Em Caucaia mais de 90% da população se diz cristã, dividindo em: 65,2% Católicos, 24,4% Evangélicos e 0,41% Espíritas. Os centros religiosos que se destacam são a Igreja Nossa Senhora dos Prazeres, a Primeira Igreja Batista de Caucaia (no Centro) e a Sede Estadual da Assembleia de Deus de Caucaia (conhecida como Igreja Redonda).

A Igreja de Nossa Senhora dos Prazeres constitui uma das primeiras realizações dos colonizadores e foi concluída em 1749. A Sede da Assembleia de Deus de Caucaia destaca-se por ter sido levantada dentro de uma lagoa e foi construída ao longo de anos e é considerada uma das igrejas mais belas do estado do Ceará.

Há outras representações cristãs no município como: A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, Congregação Cristã do Brasil, Igreja Presbiteriana de Caucaia, Igreja Universal do Reino de Deus, Primeira Igreja Batista de Caucaia, Igreja Batista Litoral, Ministério Internacional da Salvação (MIS), Congregação das Filhas do Coração Imaculado de Maria, Comunidade Shalom de Caucaia e Igreja Adventista do Sétimo Dia.
A administração municipal localiza-se na sede: Caucaia.

O Governo Municipal de Caucaia é constituído por treze secretarias, uma Assessoria de Comunicação Social, uma Procuradoria, uma Ouvidoria, uma Controladoria Geral município, dois Institutos (IMAC e IPM), uma Agência Pública (ADECA) e uma Autarquia Municipal de Trânsito de Caucaia (AMT).

Gestão e controle social das políticas públicas
Existem atualmente no município seis Conselhos Setoriais de Políticas Públicas, sete Conselhos de Direitos e um Gabinete de Segurança Municipal.

Os conselhos setoriais: Conselho Municipal de Saúde – CMS, Conselho Municipal de Assistência Social – CMAS, Conselho Municipal de Educação – CME, Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, Conselho da Comunidade de Caucaia, Órgão da Execução Penal, o Conselho Municipal do Trabalho e o Conselho Municipal de Cultura.

Os conselhos de direitos: Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – COMDICA, Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, todos ligados a SDS, Conselho Gestor do Fundo Municipal de Habitação e Interesse Social – FMHIS e o Conselho Municipal da Juventude.

O gabinete de segurança municipal é o Gabinete de Gestão Integrada Municipal - GGIM que tem como objetivo desenvolver, avaliar, monitorar os programas e ações estratégicas dirigidas à prevenção e controle da violência e criminalidade no Município.
Clima
O clima é o tropical quente semiárido brando, ocorrendo também os climas tropical subúmido e tropical úmido. O período chuvoso é identificado entre os meses de janeiro a junho, com uma temperatura média anual variando de 26 °C a 28 °C, possuindo uma precipitação pluviométrica média anual de 1.326 mm (IPECE, 2010).

Hidrografia e recursos hídricos
Caucaia situa-se na bacia hidrográfica metropolitana e seus rios de maior porte são o Ceará, Cauípe e Anil. Encontram-se no contexto da bacia hidrográfica do município lagoas e açudes, com destaque para os açudes Sítios Novos e Cauípe.

É um dos municípios cearenses mais ricos em lagoas permanentes. A maioria dos rios de Caucaia, entretanto, caracterizam-se por serem temporários, como é o caso do riacho Tapeba. Sua principal via fluvial é o rio Ceará, que corta o município em sua maior extensão, dirigindo-se de sudoeste a nordeste, com um curso de aproximadamente 50 km

Relevo
A sua sede possui uma altitude de 29,91 metros acima do nível do mar, o município de Caucaia é mais acidentado do que plano. Começam nele as elevações que vão constituir o cordão central do estado do Ceará. Em termos de relevo, Caucaia é marcado por altitudes médias a baixas geralmente inferiores a 1.000 metros. O município é caracterizado pelos tabuleiros pré-litorâneos, depressão sertaneja englobando serras e campos de inselbergs, planícies fluviais, planícies flúvio-marinhas e campos de dunas, móveis ou fixas

Estrutura Geológica
A estrutura geológica do município apresenta dois conjuntos bem distintos: Coberturas sedimentares de idade Tércio-Quartenária e litologias do embasamento cristalino pré-cambriano. Nesse contexto, geologicamente, o município de Caucaia pode ser caracterizado pela ocorrência de coberturas sedimentares cenozóicas sobrepostas a terrenos cristalinos pré-cambrianos. As coberturas sedimentares são representadas pela formação Barreiras, coberturas coluviais-eluviais, depósitos eólicos (paleodunas e dunas móveis), depósitos flúvio-aluvionares e depósitos flúvio-marinhos.

Segundo a EMBRAPA, em levantamento ocorrido em 1973, há vários tipos de solos como: Neossolos Quartzarênicos, Neossolos Litólicos, Argissolos Vermelho-Amarelo, Gleissolos, Planossolos e Vertissolos. Notar que em 1973 a publicação obedecia a nomenclatura antiga, as classes de solos aqui apresentadas já são nomeadas de acordo com a nomenclatura atual do Sistema Brasileiro de Classificação de Solos (SiBICS, 3ª edição, 2013).

Vegetação
A Caatinga "savanizada" ocupa maior extensão do território. Às margens do rio Ceará, nas proximidades da faixa litorânea (baixo curso), cresce uma exuberante vegetação de mangue. A cobertura vegetal na área do município também caracteriza-se por capoeiras e carrascos.

Economia

A posição geográfica torna o município um ponto de valor estratégico para receber investimentos de diversas naturezas. Suas praias são atraentes, sua topografia é de boa qualidade e a região tem bom acesso a rodovias e ferrovias, o que a torna atrativa do ponto de vista logístico. Mas o grande trunfo de Caucaia é o Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP). A intenção do governo é consolidar o porto como o maior exportador de frutas e de calçados no Brasil. As obras constam de três etapas principais - que serão finalizadas até março de 2016 - e somam um investimento de R$ 2,2 bilhões.

O PIB municipal divide-se em: 66% (Setor Terciário), 32,4% (Setor Secundário) e 1,6% (Setor Primário).

Caucaia é um dos poucos municípios que tem um ente público que gere o desenvolvimento econômico: Agência de Desenvolvimento Econômico de Caucaia.

Agropecuária
De acordo com o IBGE, em 2006, eram mais de 39 hectares de terra sendo usadas para a atividade agropecuarista. Uma pesquisa feita pelo IBGE demonstrou que em 2012 eram cerca de 21 mil cabeças de bovinos, 6 mil cabeças de caprinos, 9 mil cabeças de codornas, 12 mil cabeças de ovinos, 11 mil cabeças de suínos, 132 mil cabeças de galinhas e 700 cabeças de equinos.


Comércio e Indústria

Complexo Industrial e Portuário do Pecém
Desde 2004, o município de Caucaia vem apresentando um elevado crescimento demográfico, bem como a execução de grandes projetos econômicos que estão sendo implementados no território municipal e no seu entorno, citando, por exemplo, o Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP), o qual conterá uma refinaria, uma siderúrgica e uma zona de processamento de exportação (ZPE).

Cidade do Atacado
O Governo do Estado pretende instalar também em Caucaia o maior polo atacadista da América Latina. Para isso, atraiu o investimento de US$ 250 milhões da Varicred – em parceria com a Associação Cearense dos Atacadistas e Distribuidores de Produtos Industrializados do Estado do Ceará (ACAD) - e lançou em maio passado a Pedra Fundamental da Cidade do Atacado, que abrigará galpões de armazenamento, prédios para escritórios de grandes empresas, bancos, hotel, heliporto, restaurante, entre outros espaços. O complexo terá uma área de 189 hectares e pretende disponibilizar uma infraestrutura completa para atrair atacadistas e tornar-se referência em comercialização de produtos em grandes quantidades. Funcionando, o centro deverá faturar R$ 1,2 bilhão por mês.

Cidade da Confecção

Planejada desde 2010 por quatro investidores cearenses, a Cidade da Confecção teve sua pedra fundamental cravada em 2012, quando cerca de duas mil pessoas do setor se reuniram no município. É considerada a maior feira de roupas do Nordeste e gera cerca de 24 mil empregos diretos.

O diferencial da Cidade da Confecção é o horário de funcionamento: 24h durante toda a semana, o que gera 27 mil postos diretos distribuídos entre os três turnos.

Turismo

Caucaia detém a 2ª maior concentração turística do estado do Ceará, atrás apenas de Fortaleza. É necessário enfatizar que em Caucaia o número de turistas cresceu entre os anos de 2007 e 2008 a um percentual de 42,28%, devido especialmente às belas praias.

É assim, que estabelecemos três etapas da ocupação litorânea/turística de Caucaia: a) até a década de 1950, uma ocupação de aldeias de pescadores destacando-se Cumbuco, Icaraí e Tabuba como as principais. b) das décadas 1950-1980, uma ocupação veranista oriunda essencialmente de Fortaleza destacando-se Iparana e Icaraí como principais localidades; c) da década de 1980 até hoje, uma ocupação turística, concentrada nas localidades de Tabuba e Cumbuco com empreendimentos turísticos de padrão nacional e internacional.

Cumbuco é o principal destino turístico de Caucaia. A localidade é conhecida mundialmente, por sua paisagem natural com lagoas, rios, dunas e, pela prática de esportes náuticos como o kitesurf, e o surf. Um destaque ainda maior, para este cenário, tem sido feito a partir da divulgação da região na televisão (novelas e programas de TV). Segundo a SEMACE, Cumbuco detém cerca de 70% dos empreendimentos licenciados em 2007. Cumbuco destaca-se ainda por ser a única área a ter todos os tipos de acomodações em Caucaia, incluindo-se um resort de bandeira internacional: o Hotel Vila Galé de origem portuguesa. Beneficia-se pela proximidade com a Metrópole Fortaleza e dos recursos financeiros privados e estatais. Estes são os fatores de motivação do crescimento, a cada ano, do número de turistas em Caucaia. Os dados atestam que o Cumbuco é o principal “enclave turístico” da RMF e do Ceará.

Meio Ambiente
Área de Proteção Ambiental do Lagamar do Cauípe - Estadual

Diploma Legal : Decreto nº 24.957 de 5 de junho de 1998
Área (ha) : 1.884,46
Ecossistema : Lacustre/Complexo Vegetacional Litorâneo

Área de Proteção Ambiental do Estuário do Rio Ceará - Estadual

Diploma Legal : Decreto n° 25.413 de 29 de março de 1999
Área (ha) : 2.744,89
Ecossistema : Manguezal

Parque Botânico do Ceará – Estadual

Diploma Legal : Decreto nº 24.216 de 9 de setembro de 1996
Área (ha) : 190
Ecossistema : Complexo Vegetacional Litorâneo]

O Parque Botânico do Ceará foi criado pelo Decreto Estadual nº 24.216, de 09.09.96. Dispõe de uma pequena sede administrativa e auditório para fins didáticos com capacidade para 80 lugares. A construção de uma rede de trilhas internas pavimentadas com cerca de 6 km de extensão permitirá ao visitante percorrer com segurança os mais diversos ambientes do Parque a partir da praça de acesso.

Estação Ecológica do Pecém - Estadual

Diploma Legal : Decreto Estadual no 25.708 de 17.12.99
Área (ha) : 800
Ecossistema : Dunas

Infraestrutura

O acesso ao município de Caucaia é feito principalmente pelas rodovias BR-020 e CE-085, além de estradas secundárias. Caucaia está distante 16 km rodoviários de Fortaleza, estando as duas cidades interligadas através da ponte José Martins Rodrigues sobre o rio Ceará, que liga a Avenida Leste-Oeste à rodovia estadual CE-225, interligada com a BR-222.

Brasão de Armas


Bandeira do Município


NOTÍCIAS

#Trabalho | 02 DE DECEMBER DE 2022
Caucaia realiza II Seminário sobre empreendedorismo para alunos do Projeto Prosperar
#Saúde | 02 DE DECEMBER DE 2022

A Prefeitura de Caucaia, por meio da Secretaria de Saúde, tem investido na melhoria da gestão das unidades de saúde municipais. Prova disso foi a realização da primeira cirurgia ortopédica usando a técnica de Ilizarov, que permite tratar lesões de pacientes com traumas em ossos do corp [...]

#Saúde | 01 DE DECEMBER DE 2022
Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou 3.203 pré-natais e 700 testes rápidos de gravidez nas 46 Unidades de Atenção Primária à Saúde (UAPS), de janeiro a novembro de 2022.
#Saúde | 01 DE DECEMBER DE 2022
O município de Caucaia alcançou, mais uma vez, um expressivo resultado na avaliação do Programa Previne Brasil.
#Saúde | 30 DE NOVEMBER DE 2022
O programa de Caucaia possui uma equipe multiprofissional com 15 integrantes.

Qual o seu nível de satisfação com essa página?


Muito insatisfeito

Um pouco insatisfeito

Neutro

Um pouco satisfeito

Muito satisfeito