Objetivo é fortalecer a educação nas escolas do campo e incentivar atitudes sustentáveis entre crianças e adolescentes
Foto: Divulgação/ Prefeitura de Caucaia
Com o objetivo de fortalecer a educação nas escolas do campo e incentivar atitudes sustentáveis entre crianças e adolescentes, a Prefeitura de Caucaia realizou, na última quarta-feira (29), a I Formação do Programa Agrinho em 2025. O encontro, marcado por acolhimento, música e engajamento, reuniu professores, coordenadores pedagógicos, técnicos da Secretaria Municipal de Educação (SME), autoridades e parceiros institucionais.
A programação teve início com o lançamento oficial do Programa Agrinho no município, formalizado pela assinatura do termo de adesão por parte da gestão municipal. O ato simboliza o compromisso com a implementação das ações do programa ao longo do ano letivo.
Voltado para estudantes da zona rural, o Programa Agrinho aborda temas como meio ambiente, cidadania, saúde, cooperativismo e vida no semiárido. No Ceará, é executado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR/CE), vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (FAEC), em parceria com sindicatos rurais e prefeituras municipais, todos integrantes do sistema CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil).
Estiveram presentes representantes das 43 escolas rurais contempladas, além da articuladora municipal do programa, professora Andréa Herculano, e do técnico e formador André Sales. Também participaram autoridades como a secretária municipal de Educação, professora Camila Bezerra; o secretário executivo pedagógico, professor Francisco Fábio Pereira; o secretário executivo, Daniel Costa; o presidente do IMAC, Felipe Leite; e o presidente do Sindicato Rural de Caucaia, Ricardo Bezerra.
Os participantes foram recepcionados com música ao vivo e um café temático que exaltou a identidade rural e promoveu um ambiente acolhedor. Na sequência, os representantes institucionais destacaram a relevância do Agrinho como ferramenta de transformação educacional e social.
A formação marca o início de um ciclo de capacitações voltadas à adoção de práticas pedagógicas transversais e contextualizadas. Neste ano, o programa tem como tema "Meio Ambiente Tecendo Conexões: Ciência, Inovação e Ética", que servirá de base para diversas atividades nas escolas, como oficinas, redações, desenhos e experiências educativas.
O Programa Agrinho tem como propósito principal formar cidadãos críticos e engajados com a sustentabilidade, promovendo mudanças de hábitos dentro e fora do ambiente escolar, especialmente nas comunidades rurais.