Foto: Divulgação/ Prefeitura de Caucaia
A Câmara Municipal de Caucaia foi palco, na manhã desta quarta-feira (06/08), da 1ª Audiência e Consulta Pública para construção do Plano Plurianual (PPA) 2026-2029 e da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) 2026. Com o tema "Governo Eficiente", o encontro foi marcado por uma intensa participação dos gestores municipais, que contribuíram ativamente para um debate técnico e democrático sobre os rumos do município nos próximos anos.A audiência contou com a presença de secretários, servidores e representantes de diversas pastas, além de membros da sociedade civil. A abertura foi realizada pelo secretário de Finanças, Planejamento e Orçamento, Carlos Eduardo dos Santos Marino, que destacou a importância do planejamento participativo para garantir políticas públicas eficazes. "Estamos construindo um plano realista, técnico e ao mesmo tempo participativo. O envolvimento da população é fundamental para que as prioridades reflitam as reais necessidades do município", afirmou. O servidor Vicente Ferrer, responsável pela apresentação dos instrumentos de planejamento (PPA, LDO e LOA), explicou o processo de elaboração do PPA e reforçou o papel do cidadão na construção das diretrizes municipais.Além das apresentações técnicas, houve uma intervenção teatral que abordou, de forma lúdica, temas como impostos, orçamento participativo e cidadania fiscal. Em seguida, o representante da empresa de consultoria CONTABILIS, Cleverson, trouxe contribuições sobre a estrutura do PPA e abriu espaço para manifestações do público presente. Durante o momento de escuta, diversos gestores públicos se pronunciaram, como representantes da Saúde, SEAD, SEFIN, SEJUV e CGM. As falas trouxeram propostas concretas sobre mobilidade urbana, modernização de sistemas, acessibilidade, esporte, lazer, infraestrutura e atendimento ao cidadão.Nas considerações finais, o secretário Carlos Eduardo destacou o compromisso da gestão com a inovação e a proximidade com a população. "A meta do prefeito Naumi é estreitar ainda mais a relação entre o cidadão e o poder público municipal, por meio de serviços modernos, acessíveis e eficientes. Essa construção coletiva é fundamental para uma Caucaia mais justa e moderna", afirmou.A audiência foi encerrada com agradecimentos e o convite para a próxima audiência pública, marcada para o dia 13 de agosto, que terá como tema "Demandas do Povo". A expectativa é de uma participação popular ainda mais expressiva, com espaço aberto para que a população apresente diretamente suas necessidades e propostas para o futuro da cidade.
A Câmara Municipal de Caucaia foi palco, na manhã desta quarta-feira (06/08), da 1ª Audiência e Consulta Pública para construção do Plano Plurianual (PPA) 2026-2029 e da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) 2026. Com o tema "Governo Eficiente", o encontro foi marcado por uma intensa participação dos gestores municipais, que contribuíram ativamente para um debate técnico e democrático sobre os rumos do município nos próximos anos.
A audiência contou com a presença de secretários, servidores e representantes de diversas pastas, além de membros da sociedade civil. A abertura foi realizada pelo secretário de Finanças, Planejamento e Orçamento, Carlos Eduardo dos Santos Marino, que destacou a importância do planejamento participativo para garantir políticas públicas eficazes.
"Estamos construindo um plano realista, técnico e ao mesmo tempo participativo. O envolvimento da população é fundamental para que as prioridades reflitam as reais necessidades do município", afirmou. O servidor Vicente Ferrer, responsável pela apresentação dos instrumentos de planejamento (PPA, LDO e LOA), explicou o processo de elaboração do PPA e reforçou o papel do cidadão na construção das diretrizes municipais.
Além das apresentações técnicas, houve uma intervenção teatral que abordou, de forma lúdica, temas como impostos, orçamento participativo e cidadania fiscal. Em seguida, o representante da empresa de consultoria CONTABILIS, Cleverson, trouxe contribuições sobre a estrutura do PPA e abriu espaço para manifestações do público presente.
Durante o momento de escuta, diversos gestores públicos se pronunciaram, como representantes da Saúde, SEAD, SEFIN, SEJUV e CGM. As falas trouxeram propostas concretas sobre mobilidade urbana, modernização de sistemas, acessibilidade, esporte, lazer, infraestrutura e atendimento ao cidadão.
Nas considerações finais, o secretário Carlos Eduardo destacou o compromisso da gestão com a inovação e a proximidade com a população. "A meta do prefeito Naumi é estreitar ainda mais a relação entre o cidadão e o poder público municipal, por meio de serviços modernos, acessíveis e eficientes. Essa construção coletiva é fundamental para uma Caucaia mais justa e moderna", afirmou.
A audiência foi encerrada com agradecimentos e o convite para a próxima audiência pública, marcada para o dia 13 de agosto, que terá como tema "Demandas do Povo". A expectativa é de uma participação popular ainda mais expressiva, com espaço aberto para que a população apresente diretamente suas necessidades e propostas para o futuro da cidade.