Município apresentou avanços importantes nas áreas da saúde, educação, infraestrutura, assistência social, esporte e mobilidade urbana
A Prefeitura de Caucaia apresentou, nesta terça-feira (5/8), um balanço das ações dos primeiros sete meses de 2025 durante a reabertura dos trabalhos na Câmara Municipal. A apresentação foi conduzida pelo articulador governamental e de gestão estratégica, Dr. Carlos Eduardo Lima, que destacou os principais avanços da gestão, com ênfase na área da saúde.
Durante pronunciamento, ele enfatizou a primeira grande providência tomada pelo prefeito Naumi Amorim, a destinação de 100% da arrecadação do IPTU para a saúde. Segundo Carlos Eduardo, mais de R$ 15 milhões em investimentos já foram destinados a essa área.
Os recursos permitiram a requalificação das UPAs do Centro e Jurema, a reforma do CAPS AD e intervenções em algumas unidades básicas de saúde. Também possibilitou a contratação de 27 médicos para a atenção primária e quatro psiquiatras. O número de equipes de saúde bucal passou de 17 para 37. Houve ainda a convocação, capacitação posse de 84 novos agentes comunitários de saúde.
Outro destaque foi o anúncio da implantação de seis postos de saúde modelo, que funcionarão como mini-UPAs, com meta de chegar a 24 até o fim da atual gestão.
"Estamos reformando, ampliando e qualificando a rede para garantir um atendimento digno à população", afirmou Dr. Carlos Eduardo.
Outros avanços foram registrados na infraestrutura, com operação tapa-buraco, reforma do calçadão da Lagoa do Tabapuá, entrega do camelódromo e retomada de obras da CAF, como as pontes do São Miguel, Picuí e Cristalinas.
Na assistência social, foram entregues 961 cestas básicas, 61 auxílios natalidade e 121 auxílios funerários, além do anúncio de novas sedes para os CRAS Planalto e Parque das Nações e para a Casa da Primeira Infância.
Na educação, mais de 1.100 profissionais foram efetivados ou contratados, quatro novos ônibus escolares foram adquiridos e uma grande inovação foi a instalação de energia solar nas escolas. A gestão também implementou reajustes salariais e novas ações de valorização profissional.
Já no esporte, o Estádio Raimundão foi requalificado, obtendo autorização para realizar jogos oficiais. A pasta realizou também o Censo do Esporte, mapeando atletas e práticas esportivas, o que possibilitará o direcionamento qualificado de políticas públicas para as diversas áreas da cidade.
A mobilidade urbana foi fortalecida com ações educativas em comunidades indígenas e quilombolas, além da realização de ações educativas durante o Maio Amarelo.