NOTÍCIAS

01-DEZ-2022

Caucaia realiza mais de 3 mil pré-natais de janeiro a novembro de 2022

Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou 3.203 pré-natais e 700 testes rápidos de gravidez nas 46 Unidades de Atenção Primária à Saúde (UAPS), de janeiro a novembro de 2022.

#Saúde POR ASCOM 01 DE DEZEMBRO DE 2022

Com a finalidade de reduzir os riscos da gestante e permitir o desenvolvimento saudável do bebê, a Prefeitura de Caucaia, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou 3.203 pré-natais e 700 testes rápidos de gravidez nas 46 Unidades de Atenção Primária à Saúde (UAPS), de janeiro a novembro de 2022.

Pré-Natal

As futuras mamães passam a ter prioridade nos exames de ultrassons obstétricos, hemograma, glicemia, teste de sífilis, HIV e hepatites B e C, além do cartão da gestante, com a identificação preenchida e com orientações; calendário de vacinas, consultas, entre outros. Em caso de uma gravidez de risco, as gestantes são encaminhadas para consulta na atenção especializada de Caucaia.

Viviane Marçal (41), costureira, está com 35 semanas de gravidade e faz o pré-natal na UAPS Francisco Paulo Pontes. Ela detalha sobre como está sendo a experiência: "Eu sempre fui muito bem atendida pela equipe de enfermagem do posto, desde o início. É ótimo. Já realizei alguns exames laboratoriais no

posto também", conta.

Camila Moreira, diretora da Atenção Primária de Caucaia lista os benefícios da ação da SMS: "A oferta desses serviços representa um papel essencial na prevenção e/ou detecção prévia de doenças tanto maternas como do feto. O diagnóstico permite medidas de tratamento que evitam maior prejuízo à mulher e ao bebê, não só durante a gestação, mas por toda a vida", afirma.

Teste rápido

O teste é indicado para mulheres em idade fértil e que apresentem atraso menstrual de, pelo menos, sete dias, quando os níveis do hormônio beta HCG já estão maiores. Para fazer o teste, a mulher passa pelo acolhimento da UAPS. Em seguida, a equipe de enfermagem identifica a queixa da ausência de menstruação e realiza o teste.

O procedimento, que é realizado de segunda-feira a sexta-feira, de 8h às 16h, respeita o direito, autonomia e sigilo das mulheres. Para casos em que o teste for positivo, a gestante é logo vinculada ao pré-natal, dando início ao acompanhamento de forma completa. Para ter acesso aos serviços, é preciso levar carteira de identidade, CPF e comprovante de residência atualizado.

Saiba mais

Na avaliação do programa Previne Brasil, que mede os indicadores de desempenho e qualidade da atenção básica de saúde nos municípios brasileiro e que é feita com os indicadores referentes às ações estratégicas de pré-natal, Saúde da Mulher, Saúde da Criança e doenças crônicas, Caucaia atingiu o percentual do financiamento em três indicadores: consulta de pré-natal; testes rápidos de sífilis e HIV e saúde bucal das gestantes, tendo alcançado assim, as metas propostas pelo Ministério da Saúde.

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#MeioAmbiente Há 1 dia(s)

Prefeitura de Caucaia participa da 2ª Conferência da Década do Oceano, evento internacional de responsabilidade ambient

Três anos após o início da Década das Nações Unidas da Ciência Oceânica para o Desenvolv [...]

#MeioAmbiente Há 2 dia(s)

Prefeitura de Caucaia registra o nascimento de quase 600 filhotes de tartaruga marinha em apenas um dia

Desde o início da atual gestão, a Prefeitura de Caucaia vem investindo na promoção do tu [...]

#AssistênciaSocial Há 2 dia(s)

Quase 3 mil caucaienses têm direito ao Vale Gás, entrega do benefício começa nesta quarta-feira (17)

Famílias beneficiárias do Cartão Mais Infância Ceará e do Programa Bolsa Família, com in [...]

#Emprego Há 3 dia(s)

SINE Municipal de Caucaia disponibiliza 156 novas vagas de emprego

No primeiro dia útil de abril, o Sine Municipal de Caucaia disponibiliza 156 vagas de em [...]

#Saúde Há 7 dia(s)

Caucaia promove dia D de vacinação contra gripe para grupo prioritário neste sábado (13)

A ação vai acontecer em todos os 46 postos de saúde

#Trabalho Há 8 dia(s)

Prefeitura de Caucaia já formou mais 16 mil pessoas com cursos profissionalizantes

A Prefeitura Municipal de Caucaia, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Tra [...]

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito
pontoturistico0
pontoturistico1
pontoturistico2
pontoturistico3
pontoturistico4
pontoturistico5