Foto: Marcos Vasconcelos/ Prefeitura de Caucaia
A Prefeitura de Caucaia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), está realizando entre os dias 20 e 24 de julho o 3º Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti (LIRAa) de 2026.O LIRAa é uma metodologia do Ministério da Saúde que permite identificar, de forma rápida, os índices de infestação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. O levantamento também aponta os principais criadouros do mosquito, fornecendo informações essenciais para o planejamento e o direcionamento das ações de prevenção e controle das arboviroses.Nesta edição, 49 bairros da zona urbana serão monitorados, com o objetivo de identificar as áreas mais vulneráveis à proliferação do mosquito.Durante os cinco dias de trabalho, serão vistoriados 6.400 imóveis, distribuídos em 561 quarteirões. A pesquisa amostral contará com a atuação de 110 servidores, entre Agentes de Combate às Endemias, supervisores, técnicos do Laboratório de Entomologia e profissionais responsáveis pela consolidação e digitação dos dados.Os resultados do levantamento permitirão conhecer os níveis de infestação do Aedes aegypti por quarteirão, além de identificar os recipientes que mais servem como criadouros do mosquito, subsidiando ações estratégicas para reduzir os riscos de transmissão das arboviroses no município.
A Prefeitura de Caucaia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), está realizando entre os dias 20 e 24 de julho o 3º Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti (LIRAa) de 2026.
O LIRAa é uma metodologia do Ministério da Saúde que permite identificar, de forma rápida, os índices de infestação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. O levantamento também aponta os principais criadouros do mosquito, fornecendo informações essenciais para o planejamento e o direcionamento das ações de prevenção e controle das arboviroses.
Nesta edição, 49 bairros da zona urbana serão monitorados, com o objetivo de identificar as áreas mais vulneráveis à proliferação do mosquito.
Durante os cinco dias de trabalho, serão vistoriados 6.400 imóveis, distribuídos em 561 quarteirões. A pesquisa amostral contará com a atuação de 110 servidores, entre Agentes de Combate às Endemias, supervisores, técnicos do Laboratório de Entomologia e profissionais responsáveis pela consolidação e digitação dos dados.
Os resultados do levantamento permitirão conhecer os níveis de infestação do Aedes aegypti por quarteirão, além de identificar os recipientes que mais servem como criadouros do mosquito, subsidiando ações estratégicas para reduzir os riscos de transmissão das arboviroses no município.