Evento contou com a participação de autoridades locais e representantes da saúde municipal
A Secretaria da Saúde apresentou, nesta sexta-feira (21/02), durante audiência pública no auditório da Câmara Municipal de Caucaia, o Resumo do Quadrimestre Anterior (RDQA). O relatório detalha a programação de saúde realizada nos meses de setembro a dezembro de 2024, um levantamento que permite avaliar a gestão e garante a transparência das informações à população.
O evento contou com a presença da secretária-adjunta da saúde de Caucaia, Thiciany Castro, do secretário executivo, Glai Jones Feitosa, técnicos da Secretaria, representantes do Conselho Municipal de Saúde, dos conselhos locais das unidades básicas de saúde, além dos vereadores que compõem a comissão de saúde da Câmara.
Durante a audiência, foram apresentados balanços sobre a Atenção Primária e as unidades da atenção especializada. Também foram discutidos os avanços na vigilância em saúde e a situação financeira do município. Os dados revelaram um panorama detalhado das ações realizadas no último quadrimestre.
O relatório financeiro destacou dívidas acumuladas pela gestão anterior e as negociações em andamento para o saneamento dessas pendências financeiras, evidenciando o esforço da atual gestão para restabelecer a saúde orçamentária do município.
Em seu pronunciamento, a presidente da comissão de saúde da Câmara Municipal, vereadora Liana Cordeiro, ressaltou a importância da cooperação entre legislativo e executivo para a melhoria dos resultados. "Me coloco, como representante do legislativo, à disposição para trabalhar junto à gestão municipal a fim de melhorar os serviços de saúde em Caucaia", afirmou.
O secretário executivo, Glai Jones Feitosa, também fez uso da palavra e abordou as dificuldades enfrentadas pela gestão ao assumir a pasta, principalmente no que tange à situação financeira. Ele destacou a disposição da gestão atual em sanar as dívidas e recuperar a capacidade de investimento.
"O atual gestor do município, prefeito Naumi Amorim, se mostrou sensível em negociar essas dívidas que nem sequer foram empenhadas. Com o trabalho que estamos realizando nesses quatro meses, iremos apresentar no próximo RDQA uma situação melhor na saúde de Caucaia", enfatizou.
A audiência pública foi um espaço importante para o fortalecimento do controle social e a promoção do debate sobre a situação da saúde em Caucaia. Com ela, a Secretaria Municipal da Saúde cumpriu a responsabilidade de apresentar o RQDA à Câmara Municipal e aos membros do conselho de saúde, que é obrigatório. A participação ativa dos cidadãos e representantes das entidades envolvidas demonstra um comprometimento coletivo em buscar melhorias contínuas nos serviços prestados à população.