Mais de 200 toneladas já foram retiradas de rios, canais e açudes de Caucaia, somente até esta terça-feira (24).
Mais de 200 toneladas já foram retiradas de rios, canais e açudes de Caucaia, somente até esta terça-feira (24). As informações são da Secretaria de Patrimônio e Transportes Públicos (SPT), responsável pelo procedimento que tem o objetivo de limpar os locais, diminuindo riscos de enchentes principalmente durante a quadra invernosa, que começa no próximo mês.
Ao todo, mais de 100 homens, com o suporte de máquina retroescavadeira trabalham na operação. Além da vegetação do leito do rio, as encostas também são limpas, diminuindo a incidência de animais e insetos. Para José Carneiro, comerciante, a ação chegou na hora certa. "Prá nós é muito bom. Quanto mais eles limpam, mas a gente fica com mais pouco medo'. A sorte nossa foi essa limpeza aí porque, se não vem limpar aqui, já tinha entrado água aqui dentro", disse.
De acordo com Silvio Nascimento, Secretário de Patrimônio e Transportes, os canais do Picuí, Jardim Icaraí e Arianópolis estão sendo limpos, entre outros. "Iniciamos o trabalho de limpeza e desobstrução dos canais, rios e riachos do município. Estamos no Picuí, Camará, Jardim Icaraí, região da CE-085, um trabalho que fazemos todos os anos", revela.
Marliete Marinho, dona de casa, lembra que o serviço ajuda também no controle de insetos. "Importantíssimo porque tirou todo tipo de sujeira, insetos. É maravilhoso. Esse tipo de ação é maravilhoso e importantíssimo para a população pois a gente precisa, né?", declarou.
Silvio Nascimento destacou ainda a importância da conscientização da população sobre o descarte irregular de lixo. "A gente pede à população no sentido de que não joguem lixo nos canais e córregos do município. Aqui mesmo no Maranguapinho nós já retiramos sofás, sacolas com lixo, e vários tipos de materiais. Além de entulhar a água, esse material propicia a proliferação da vegetação aquática, que traz mais volume e dificulta o escoamento da água. Daí a importância de não se jogar lixo em canais, rios e lagos do nosso município", finaliza Silvio.