A Secretaria de Educação propôs atividades à distância, a partir da plataforma inteligente, aplicativo disponível aos alunos nos tablets distribuídos pela Prefeitura de Caucaia.
O mês de férias escolares tem sido de busca de conhecimento para os alunos da rede municipal de Caucaia. A Secretaria de Educação (SME) idealizou e propôs uma série de atividades a serem realizadas à distância, a partir da plataforma inteligente, aplicativo disponível aos alunos nos tablets distribuídos de forma gratuita pela Prefeitura de Caucaia.
"Essa é a primeira edição do Hall da Fama de Férias, uma competição saudável proposta pela SME a todos os alunos através dos tablets, fornecidos pela Prefeitura de Caucaia. A premiação contemplará três estudantes que mais se destacarem na realização e acertos dos desafios no mês de janeiro, do 1º ao 9º ano de 2022. Dessa forma, teremos 27 estudantes premiados dentro do critério de classificação", disse Lidiane Rogério, articuladora e técnica da Secretaria Municipal de Educação.
Para o pequeno Arthur Hugo, a competição é um estímulo a mais. Ele está sempre entre os alunos que mais participam das atividades da plataforma digital. "Eu faço atividades de ciências, português, matemática, ciência, geografia e história. Eu gosto mais de português, onde eu aprendo o alfabeto e um bucado' de outras coisas", declarou o aluno. Já Juliana Ferreira, mãe do Artur, fala com orgulho da dedicação do filho. "O tablet ajudou meu filhos a pesquisarem, veio bem a calhar. Antes tinham que usar o meu celular, ou o do pai, pois a gente não tem computador. Agora eles têm autonomia, reveem o que já aprenderam além de terem contato com atividades novas. Mas aqui em casa, eles têm que fazer desafios, só depois eles podem brincar", revela.
Vanderlúcia das Neves é uma das professoras do pequeno Arthur. Na opinião dela, os equipamentos significaram uma revolução no dia a dia do ensino no município: "A chegada do tablet trouxe realmente mudanças significativas tanto para os nossos alunos e também para nós educadores. Com o desenvolvimento da plataforma digital, o aluno se torna um pesquisador. Como dizia Paulo Freire, nós devemos desenvolver nos nossos alunos esse potencial. É isso que nós temos acompanhado após a chegada dos tablets", pontua.
Além disso, a SME propôs uma terceira atividade para os alunos envolvendo também as famílias dos estudantes. Trata-se do projeto "Leitura em família". O objetivo é promover momentos de interação entre as crianças, adolescentes e a família. Foram escolhidos três livros por série, para serem realizados em casa com a família. Além disso, a plataforma conta com um acervo de 1500 obras.
Saiba Mais
A Prefeitura de Caucaia forneceu mais de 45 mil tablets a todos os alunos do Ensino Fundamental no Município. Desde então, observou-se um maior aproveitamento nas atividades à distância propostas aos alunos caucaienses. Os equipamentos são trazem uma ferramenta dinâmica, motivacional e interativa que permite um maior engajamento, uma linguagem que conversa com a realidade dos alunos, dos jogos e da interação.