A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Caucaia, através da Coordenação de Imunização, intensifica a ação para atualizar o cartão vacinal dos profissionais da área da saúde e da educação da cidade. A ação tem como objetivo reforçar as vacinas dos profissionais que trabalham em serviços que estão em constante exposição de doenças contagiosas, muitas delas imunopreveníveis.
Estrella Pinheiro, coordenadora de imunização de Caucaia, ressalta os cuidados do município com os profissionais. "Nós sabemos que a imunização dos profissionais é essencial por conta de uma maior exposição às doenças de etiologia infecciosas e o risco intrínseco da profissão e que também podem transformá-los em disseminadores de doenças. Por isso, sempre temos esse zelo e criamos essa ação para intensificar a vacinação deles", diz.
A atividade, que seguirá que o dia 15 de fevereiro, acontece dentro das unidades da Atenção Primária à Saúde (APS) e na rede especializada (hospitais, UPAS, CEO e CAEC), escolas municipais e sede da Secretaria de Educação.
Márcia de Castro, professora do município há 31 anos e atual ouvidora da Secretaria Municipal de Educação (SME) de Caucaia, tomou a vacina contra meningite e destacou a importância dessa da atividade. "A gente que trabalha com um grande público, precisa dessa proteção maior. Temos uma demanda grande de alunos, pais e professores que nos procuram. Essa ação é muito importante. A secretária está de parabéns por essa iniciativa", afirma.
Para receber a imunização, é necessário apresentar: RG ou certidão de nascimento, CPF, comprovante de residência, Cartão Nacional de Saúde e cartão de vacina.
*Vacinas disponibilizadas*
Covid-19; Hepatite B; Meningocócica C (conjugada); Febre Amarela; Tríplice Viral (Sarampo, Caxumba, Rubéola); dT (Difteria e Tétano).