O empreendimento irá garantir ao estado mais uma matriz energética, a exemplo da Usina Termelétrica e da Planta de Hidrogênio Verde, também situada em Caucaia.
Na 10ª Reunião Ordinária do Conselho Municipal do Plano Diretor Participativo - CMPDP, que aconteceu na última segunda-feira (09), com a participação de membros da administração pública municipal e de entidades da sociedade civil, foi deliberada e aprovada a viabilidade locacional de uma Refinaria de Petróleo, pleiteada pela empresa Refinaria de Petróleo de Pecém LTDA, a ser implantada em terreno localizado no Setor II da Zona de Processamento de Exportação (ZPE II) do Complexo Industrial e Portuário do Pecém - CIPP, em área integralmente localizada no município de Caucaia.
A refinaria possuirá capacidade para processamento de 100 mil barris de petróleo por dia, tendo como principal objetivo a produção de combustíveis marítimos com baixo teor de enxofre para navios, além de combustíveis automotivos e GLP, gerando expectativa na redução de preço do combustível ao consumidor final no Estado do Ceará, de acordo com representantes da empresa.
O empreendimento irá garantir ao estado mais uma matriz energética, a exemplo da Usina Termelétrica e da Planta de Hidrogênio Verde, também situada em Caucaia. Para o secretário de Planejamento Urbano e Ambiental e presidente do Conselho Municipal do Plano Diretor Participativo, Diego Pinheiro, "o município de Caucaia tem se destacado como a segunda cidade do Ceará melhor para se investir. Isso é resultado de uma gestão eficiente, responsável, transparente e a localização geográfica privilegiada que torna o município o local ideal para novos investimentos".
O CMPDP atua na análise de implantação de projetos enquadrados como especiais, de grande relevância para o município.