A Prefeitura de Caucaia promove educação ambiental nas escolas municipais por meio do Instituto do Meio Ambiente de Caucaia (IMAC), que elabora diversas atividades socioambientais com a comunidade. Para começar o calendário de atividades deste ano, o IMAC promoveu, na manhã desta quinta-feira (12), a primeira oficina de horta comunitária do ano para professores, no Centro de Educação Infantil (CEI) Valmira Batista Pereira. A iniciativa faz parte do Projeto Viveiros Educativos, que desenvolve atividades que estimulam o contato manual e a preservação do meio ambiente nas escolas.
O Projeto Viveiros Educativos atende alunos, professores e a comunidade do entorno das escolas da rede municipal. O principal objetivo é desenvolver atividades que estimulem a educação ambiental, o contato com plantas medicinais, alimentos saudáveis e práticas de sustentabilidade.
Gabriela Castro, educadora ambiental do Imac, ministrou a oficina de horta comunitária no CEI e reforçou que a ideia de levar a experiência de plantar uma horta com os professores é muito importante para a introdução das práticas de sustentabilidade na rede municipal. "Hoje, o projeto convidou os professores para o plantio de uma horta comunitária para que eles entendam as etapas do plantio e possam replicar esse saber com os alunos no dia a dia. E, a partir disso, destacar a educação ambiental, a alimentação saudável e o uso das ervas medicinais para a comunidade", destacou a educadora.
A atividade contou com a participação de 10 professoras e funcionárias da (CEI) Valmira Batista Pereira. Entre elas estava Simone Bezerra, coordenadora do CEI, que disse que a iniciativa foi favorável para o desenvolvimento de laços com os funcionários e professores. Simone também destacou a alegria de ter um espaço que permite o plantio e cultivo de ervas e legumes saudáveis que serão usados na alimentação dos alunos.
"Essa horta vai ser muito importante para a interação entre os alunos, professores e comunidade. Além disso, vamos consumir legumes, ervas e hortaliças da horta. Isso ajuda na educação, preservação do ambiente e também na alimentação saudável de todos. Com o Projeto Viveiros vamos proporcionar um ambiente mais interativo e acolhedor para todos. E, quando a criança se sente acolhida, o desenvolvimento é completo", garantiu a coordenadora.
Saiba mais
O Projeto Viveiros Educativos estimula a participação popular, individual e coletiva em ambiente escolar de práticas de sustentabilidade e preservação do meio ambiente. Entre as atividades estão as oficinas de hortas comunitárias implantadas que promovem um contato direto com o plantio de ervas, legumes e hortaliças.