Nesta semana, os cerca de oitocentos professores da educação infantil de Caucaia participam do III Encontro Municipal de Experiências Pedagógicas da Educação Infantil - EMEPEI.
Enquanto os alunos cumprem merecidas férias, a Secretaria Municipal de Educação de Caucaia (SME), se prepara para mais um ano letivo. Nesta semana, os cerca de oitocentos professores da educação infantil de Caucaia participam do III Encontro Municipal de Experiências Pedagógicas da Educação Infantil - EMEPEI. A edição de 2023 começou nesta terça-feira (10), e vai até sexta-feira (13), no Centro de Formação e Avaliação Teresinha Costa Lima (Cenfa). Um dos objetivos do evento é realizar um grande intercâmbio de experiências entre os pedagogos, expondo práticas de ensino implementadas no ano letivo anterior, a fim de horizontalizar as práticas e promovê-las em toda a rede de ensino de Caucaia.
Entre eles, está o projeto "As mãos que fazem Arte", idealizado pela professora Laurione Costa. Através das artes plásticas, ela mudou o dia a dia dos alunos do infantil 4 do CEI Valmira Batista, no Conjunto Metropolitano. "A ideia nasceu da vontade da escola de atingir as crianças na questão sensorial. A aceitação foi maravilhosa, as crianças são muito receptivas, sempre livres para criar", disse. Os pais e toda a comunidade escolar foram testemunhas do trabalho na Primeira Mostra Cultural promovida pela escola no último mês de dezembro. "Nessa exposição tivemos oficina de pintura na telha, confecção de bonecas, e foi maravilhoso para a comunidade escolar. Como professora, me sinto muito agraciada com o abraço que foi dado a esse projeto. A tendência que ele vai se expandir, se tornar um projeto macro, onde outras escolas acolham e desenvolvam esse projeto. Só gratidão", revela Laurione.
Além das exposições de 25 práticas exitosas, o evento conta com uma série de formações e debates de interesse dos professores da educação infantil do município. "Os professores vão apresentar e vivenciar palestras voltadas para afetividade, para o vínculo, para a questão emocional, saúde mental, primeiros-socorros, vamos trazer também apresentações culturais. Então é bem dinâmico para que o professor se sinta acolhido a vivenciar todo esse percurso que nós planejamos para eles", disse Elaine Rocha, Gerente de Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação (SME).