Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho de Caucaia garante uma média de mais de mil atendimentos diários.
Quando se fala em Assistência Social, muito mais do que números, são políticas públicas que impactam diretamente na vida dos cidadãos. Em 2022, a Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho de Caucaia (SDST), entregou à população mais de 374 mil atendimentos, em todos os órgãos que compõem a pasta, como CREAS, CATEQ, Cadastro Único, entre outros.
O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) foi o órgão da SDST com o maior número de atendimentos, 216.616 ao todo. De acordo Bárbara Morais, Supervisora dos CRAS, a grande procura se dá porque os Centros são a porta de entrada para os serviços de assistência social. "Se fossemos comparar a Assistência Social com a Saúde, os CRAS seriam como os Postos de Saúde, ou seja, o local onde o cidadão têm o primeiro atendimento e é direcionado para os serviços especializados", explica. Outro motivo é a capilaridade dos CRAS. "Atualmente, são 11 unidades no município", conclui.
A entrega dos Vales-Gás, atendimentos e entrega de kits de higiene no Centro Pop e atendimentos do programa Primeira Infância também foram destaque no balanço de atividades da Secretaria de Desenvolvimento e Trabalho. Assim o CATEQ, com um total que concentra as políticas públicas voltadas para a área de Trabalho no município. "Ampliamos os serviços voltados para a geração de emprego e renda no município, propondo uma série de projetos para a área. Antes, o SINE realizava basicamente a intermediação de mão de obra e atendimento ao público presencial. Hoje, temos um trabalho ativo na parceria com os empresários na busca de vagas, uma equipe de psicólogos que atendem empresas parceiras e também preparando cidadãos para os mercados de trabalho", revela Izabel Calado, secretária executiva de Trabalho. Ela cita ainda o Caucaia Empreendedora, Meu Primeiro Emprego e o Ninho de Desenvolvedores como exemplos de projetos que têm feito a diferença na vida do cidadão caucaiense.
"Neste resultado vemos o todo de um trabalho que, no detalhe, reflete o empenho de cada funcionário que compõem a Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho. Somos um dos órgãos que mais tem contato com a população, e saber que temos batido recordes e alcançado resultados tão expressivos só nos dá a certeza de que estamos no caminho certo", conclui Natércia Campos, titular da SDST.