Prezando sempre pelo compromisso e destacando a relevância do trabalho dos profissionais da cidade, a Prefeitura de Caucaia, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), efetivou o repasse do incentivo financeiro extra, chamado popularmente de décimo quarto salário, nesta segunda-feira (02), aos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes Comunitários de Endemias (ACE) do município.
A categoria dos ACEs recebeu o incentivo financeiro adicional, que veio da União, no valor de R$ 2.288,00 (por pessoa). Já para os ACS, o valor creditado na conta de cada um foi de 2.424,00. O crédito foi repassado como parcela extra e não pode ser utilizado para pagamento do décimo terceiro salário.
Zózimo Medeiros, titular da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Caucaia, ressalta a importância do repasse. "A gestão compreende o quanto esse valor extra é importante para cada agente. Acreditamos também que é uma forma de agradecer o empenho desses profissionais que estão, diariamente, de porta em porta, cuidando dos cidadãos caucaienses", afirma.
Atualmente, Caucaia possui 173 agentes de endemias e 437 agentes de saúde.
Sobre o trabalho dos agentes
Tanto o ACEs como o ACSs têm uma comunicação com a população, porém o foco de cada um é diferente. Os agentes de combate às endemias realizam periodicamente visitas em domicílios, onde é analisado o quintal, procedimentos de limpeza e, sobretudo, se existe algum foco de proliferação de doenças. Durante as visitas, são realizados, caso necessário, tratamento, telamento e peixamento, além de um trabalho educacional junto à população. Os ACEs também efetuam os procedimentos de fumacê costal e com o carro.
Já o Agente Comunitário de Saúde realiza a visita para verificar como está a saúde da família e faz todo o acompanhamento de pessoas em estado de vulnerabilidade, que possuem algum sofrimento psíquico, dependências químicas, para além da condução de grávidas, idosos, crianças, lactantes, entre outros.
Saiba mais
O valor é um repasse feito pelo Ministério da Saúde a todos os municípios brasileiros por meio do FPM (Fundo de Participação dos Municípios). O "Incentivo Financeiro Adicional" representa uma décima quarta parcela a ser paga para o agente comunitário de saúde e agentes de combate às endemias, não podendo ser usado como 13º, por isso recebe a denominação popular (não jurídica) de Décimo Quarto.