Na manhã desta terça-feira (15), o Núcleo de Cidadania dos Adolescentes
- NUCA realizou o 1º Encontro Anual de 2022. O objetivo foi envolver os jovens nas temáticas que serão trabalhadas durante todo o ano. O evento, que aconteceu no CRAS Litoral, contou com a participação dos 51 jovens caucaienses que compõem o núcleo, e doze amigos do NUCA.
Narieudes Lima, Mobilizador do NUCA Caucaia, revela que 2021 foi repleto de atividades onde os jovens puderam mostrar seu protagonismo e potencial. "No ano de 2021, o NUCA esteve totalmente envolvido com as discussões do Plano Municipal da Criança e do Adolescente, quando fizemos encontros para escutar, diagnosticar e planejar as ações que integraram o documento", disse. "Nesse ano nós pretendemos realizar o nosso festival da consciência negra, entre outras campanhas muito importantes para a promoção dos meninos e meninas, como o trabalho infantil, volta às aulas, entre outras", finaliza.
A ocasião serviu também para recepcionar novos jovens, que integrarão o NUCA a partir deste ano. Uma delas a estudante Manuela Neves. "Eu tô bastante curiosa pra saber o que a gente vai fazer, os projetos que a gente vai fazer e como vamos ajudar as pessoas. A gente tem que fazer algo pra mudar a nossa realidade", disse. Ela revela ainda que, se pudesse, o que mais gostaria de mudar na sociedade é o preconceito contra o outro. "Tem muita gente que demonstra ódio só pela pessoa ser quem ela é, e eu não acho isso certo. A gente tem que mudar isso", enfatiza.
Saiba mais
O NUCA é um grupo composto por adolescentes de 12 a 18 anos de idade que se reúnem para discutir questões importantes para o desenvolvimento da juventude, implementam ações e levam suas reivindicações à gestão pública municipal. O Núcleo faz parte das iniciativas do Selo UNICEF em âmbito municipal. O objetivo é estimular e reconhecer avanços reais e positivos na promoção, realização e garantia dos direitos de crianças e adolescentes.