Entre os dias 25 e 27 de novembro, alunos de duas escolas caucaienses participaram do I Torneio Regional de Robótica First Lego League - FLL.
Entre os dias 25 e 27 de novembro, alunos de duas escolas caucaienses participaram do I Torneio Regional de Robótica First Lego League - FLL, com mais de vinte equipes de estudantes do ensino fundamental e médio de escolas públicas cearenses e de outros estados do nordeste. Foram dez alunos da escola Antônio Albuquerque Sousa Filho, compondo a equipe CAUTECH, que ficou entre as dez melhores equipes do campeonato, e dez alunos da escola Danilo Dalmo da Rocha Correia, com a equipe Bot-Mac, que se consagrou campeã na categoria de melhor técnica do Torneio de Robótica Regional SESI.
Entre eles, Tiago Gabriel, aluno do 9º ano da escola Danilo Dalmo da Rocha. Ele é o mentor da equipe Bot-Mac, que desenvolveu um projeto de bomba d'água a partir de energia mecânica e também eólica, que pode abastecer toda a escola de maneira automatizada. "A gente vai usar uma bicicleta ergométrica, no eixo dela vai ter um gerador. A energia que vai ser gerada vai ser enviada para a bomba d'água, que vai puxar água para abastecer a toda escola, bebedouro, plantas, caixa d'água e cozinha", disse. "Quando a gente não estiver pedalando, vai ter a hélice de energia eólica, que vai rodar e mandar energia para o gerador", finaliza.
Além dos projetos internos de inovação, as equipes também desenvolveram robôs para a execução de tarefas propostas pelo torneio. Nos dias do evento, as equipes duelaram, colocando à prova o trabalho de programação e hardware dedicados a cada um dos robôs desenvolvidos. Além disso, foi analisado pela comissão técnica do SESI os chamados CORE VALUES, ou seja, valores primordiais como solidariedade, trabalho em equipe, capacidade de buscar soluções, dentre outros.
"A descoberta da robótica para eles foi um sonho, na verdade. Eles são muito curiosos, então veio com a corda toda esse projeto aqui para Caucaia. A nossa escola foi contemplada com esse convite do SESI, com a professora Silvana que tá sendo assim maravilhosa. E a descoberta deles é dia a dia", revela Márcia Raquel, Diretora da escola municipal Antônio Albuquerque Sousa Filho.