Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou 3.203 pré-natais e 700 testes rápidos de gravidez nas 46 Unidades de Atenção Primária à Saúde (UAPS), de janeiro a novembro de 2022.
Com a finalidade de reduzir os riscos da gestante e permitir o desenvolvimento saudável do bebê, a Prefeitura de Caucaia, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou 3.203 pré-natais e 700 testes rápidos de gravidez nas 46 Unidades de Atenção Primária à Saúde (UAPS), de janeiro a novembro de 2022.
Pré-Natal
As futuras mamães passam a ter prioridade nos exames de ultrassons obstétricos, hemograma, glicemia, teste de sífilis, HIV e hepatites B e C, além do cartão da gestante, com a identificação preenchida e com orientações; calendário de vacinas, consultas, entre outros. Em caso de uma gravidez de risco, as gestantes são encaminhadas para consulta na atenção especializada de Caucaia.
Viviane Marçal (41), costureira, está com 35 semanas de gravidade e faz o pré-natal na UAPS Francisco Paulo Pontes. Ela detalha sobre como está sendo a experiência: "Eu sempre fui muito bem atendida pela equipe de enfermagem do posto, desde o início. É ótimo. Já realizei alguns exames laboratoriais no
posto também", conta.
Camila Moreira, diretora da Atenção Primária de Caucaia lista os benefícios da ação da SMS: "A oferta desses serviços representa um papel essencial na prevenção e/ou detecção prévia de doenças tanto maternas como do feto. O diagnóstico permite medidas de tratamento que evitam maior prejuízo à mulher e ao bebê, não só durante a gestação, mas por toda a vida", afirma.
Teste rápido
O teste é indicado para mulheres em idade fértil e que apresentem atraso menstrual de, pelo menos, sete dias, quando os níveis do hormônio beta HCG já estão maiores. Para fazer o teste, a mulher passa pelo acolhimento da UAPS. Em seguida, a equipe de enfermagem identifica a queixa da ausência de menstruação e realiza o teste.
O procedimento, que é realizado de segunda-feira a sexta-feira, de 8h às 16h, respeita o direito, autonomia e sigilo das mulheres. Para casos em que o teste for positivo, a gestante é logo vinculada ao pré-natal, dando início ao acompanhamento de forma completa. Para ter acesso aos serviços, é preciso levar carteira de identidade, CPF e comprovante de residência atualizado.
Saiba mais
Na avaliação do programa Previne Brasil, que mede os indicadores de desempenho e qualidade da atenção básica de saúde nos municípios brasileiro e que é feita com os indicadores referentes às ações estratégicas de pré-natal, Saúde da Mulher, Saúde da Criança e doenças crônicas, Caucaia atingiu o percentual do financiamento em três indicadores: consulta de pré-natal; testes rápidos de sífilis e HIV e saúde bucal das gestantes, tendo alcançado assim, as metas propostas pelo Ministério da Saúde.