Começou nesta terça-feira (29), e vai até o próximo dia 16 de dezembro a entrega dos Vale-Gás a quase 7 mil famílias caucaienses.
Começou nesta terça-feira (29), e vai até o próximo dia 16 de dezembro a entrega dos Vale-Gás a quase 7 mil famílias caucaienses. O benefício é destinado a famílias em situação de vulnerabilidade social, já contempladas pelo Cartão Mais Infância, e aquelas que são beneficiárias do Auxílio Brasil, e que possuem renda per capita de até R$ 208,00.
O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Litoral atende os bairros Parque Leblon, Lagoa do Barro, Barra Nova, Camurupim, Icaraí, Jardim Icaraí, Cumbuco e Tabuba. De acordo com Ana Cristina Dias, coordenadora da unidade, o primeiro dia de entrega contou com uma grande procura da população. "Nesta edição, 848 famílias serão beneficiadas, somente aqui no CRAS Litoral. A entrega começou ontem, dia 29 de novembro, a demanda foi muito grande, foi muito boa, nós conseguimos entregar 255 vales, mas a gente está pedindo que essas famílias compareçam aqui no CRAS Litoral", ressalta.
Luzenilda da Silva é uma das beneficiárias. Para ela, o benefício faz a diferença no orçamento familiar: "Não é toda vida que a gente tem o dinheiro do gás, né? Eu moro com meu esposo, meus cinco filhos e meus dois netos. Tem gás que dura um mês, tem gás que demora um mês e uns dias. E aqui já é um meio de vida boa pra gente", revela.
Para facilitar a entrega, bem como a locomoção dos caucaienses com direito ao Vale-Gás, a Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho de Caucaia (SDST) dividiu o município em 11 regiões. São elas: Metrópole, Araturi, Jurema, Guadalajara, Sede, Litoral, Matões, Capuan, Planalto Caucaia, Grilo e Parque das Nações.
No link abaixo, a população tem acesso à lista de beneficiários de cada uma dessas regiões, bem como horário de funcionamento. Vale lembrar que as famílias que não retirarem o seu benefício junto ao órgão municipal, serão substituídas por outros beneficiários pelo Governo do Estado.
Saiba mais
O Vale Gás Social é uma política pública permanente, sancionada pelo Governo do Ceará em 14 de setembro de 2021. São contempladas as famílias do Cartão Mais Infância, os jovens do programa Superação (Fortaleza) e as famílias beneficiárias do Auxílio Brasil que possuem renda per capita até R$ 208,00.Os dados são retirados do CadÚnico, por isso a população deve manter seus dados atualizados no cadastro. Para isso, é necessário procurar o CRAS mais próximo de sua residência.