A SDST será o elo de ligação entre empresários e os jovens caucaienses, aquecendo a economia local e retirando esses jovens da vulnerabilidade social
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os jovens são os mais atingidos pelo desemprego no País. Só no Ceará, 30% deste público não estuda nem trabalha. E é esse o alvo do novo programa de empregabilidade da Prefeitura de Caucaia, Meu Primeiro Emprego, lançado na manhã desta terça-feira (29), no auditório da Câmara Municipal de Caucaia.
O município, através do Centro de Apoio ao Trabalho, Empreendedorismo e Qualificação (CATEQ) e de três instituições parceiras (SENAI, SENAC ou CIEE), vai fornecer 50 cursos profissionalizante e uma primeira oportunidade profissional junto a empresas parceiras da Prefeitura: Aeris, Vitória, Aço Cearense, Temperos da Casa, Atacadão, Iandê, Compre Max, Rocca, Gerdau, Ecofor e Super Caucaia. Na prática, a Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho, será o elo de ligação entre empresários e os jovens caucaienses, aquecendo a economia local e retirando esses jovens da vulnerabilidade social, transformando realidades destes jovens e seus familiares.
A meta da Prefeitura é que até 2023 mais de 2 mil jovens de 14 a 24 anos estejam capacitados e empregados. O prefeito de Caucaia, Vitor Valim, falou com emoção sobre o projeto que vai ajudar a transformar a vida dos jovens. "Investir nos jovens é investir no futuro da nossa cidade. Nos comprometemos em libertar Caucaia e, isso sim, é libertar verdadeiramente, dando independência e oportunidade para os nossos jovens com qualificação e o primeiro emprego", declarou Valim.
Quinhentos jovens caucaienses já foram capacitados pelo programa Meu Primeiro Emprego. Entre eles, Luiane Santos que já fez o curso de recepcionista no CATEQ e participou de um processo seletivo, para o qual está esperando ser chamada. "As minhas expectativas são as mais positivas possíveis porque é uma empresa séria, que dá muita oportunidade. Eu fiquei muito feliz quando eu pude fazer parte do processo seletivo, oportunidade que muitos jovens esperam, mas não conseguem. O curso já está no meu currículo, e é mais uma chance de eu conseguir um trabalho de recepcionista", comemora.
Representando o governo municipal, esteve presente a secretária de Desenvolvimento Social e Trabalho (SDST), Natécia Campos. Além de parceiros, como: Debora Sobra, representante do Serviço Nacional do Comércio (SENAC), Sonia Parente, representando o Serviço Nacional da Indústria (SENAI), Ivna Lima, representando o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), Sara Duarte representando a Aeris, Silvia Amélia, representando a Vitória, Diana Ribeiro, representando a Temperos da Casa e Nadila Andrade, representando o Super Caucaia. Na ocasião, foram entregues placas de reconhecimento da parceria entre o poder público municipal e as empresas parceiras.