Caucaia sanciona lei de apoio à cultura
O apoio à cultura significa ir ao encontro de ideias que apoiam uma sociedade mais diversa e rica intelectualmente. Para incentivar e fomentar a cultura no município, a Prefeitura de Caucaia sancionou, nesta segunda-feira (31), a lei que apoia produtores e eventos de cultura na cidade. A lei dispõe sobre o apoio e patrocínio do Município de Caucaia em favor de trabalhadores da cultura e eventos organizados por entidades culturais.
A lei trata de fornecer meios que estimulem a atividade cultural, que não implicam desembolso financeiro direto, disponibilizando apenas serviços ou recursos que já pertençam ao Município. Podem requerer o apoio ou patrocínio entidades culturais compreendidas como organizações sem fins lucrativos. Além da cultura, que incluem artistas, produtores, técnicos, curadores, oficineiros e professores de escolas de arte.
De acordo com a publicação no Diário Oficial, os pedidos de apoio e patrocínio deverão ser formulados junto à Secretaria Municipal de Turismo e Cultura (SETCULT). Com a formalização e amparo legal do apoio à cultura, muitas oportunidades podem surgir para o desenvolvimento da cultura no município.
A secretária de Turismo e Cultura, Yrwana Albuquerque, comemora a sanção da Lei. "O setor cultural é uma importante ferramenta de desenvolvimento educacional, econômico e social, gerando renda e fortalecendo nossa identidade. Essa Lei vem para fortalecer esses aspectos e amparar nossos artistas e entidades culturais que promovem arte por todo o município. Sem dúvidas, com diálogo e transparência vamos construir a melhor gestão cultural da história de Caucaia", frisa Yrwana.
Cultura
A SETCULT apoia e incentiva a valorização da cultura no município que passa de geração para geração. Em Caucaia, os saberes populares relacionados à quadrilha junina, música instrumental e o sagrado indígena são representados por mestres da Cultura que há décadas vivem das suas tradições e que repassam seus conhecimentos para as gerações mais novas. Os tesouros vivos do município são a Mestra das Tradições Juninas, Mazé; a Mestra de Cultura Indígena, Pajé Raimunda e o Mestre da música / choro, Macaúba do Bandolim. Os mestres de cultura são os tesouros vivos do município.
Confira a publicação da Lei no Diário Oficial do Município AQUI.