Caucaia realiza levantamento para traçar a realidade do segmento turístico e desenvolver políticas públicas
A obtenção dos dados estatísticos ajuda na hora de serem traçadas políticas públicas. No ramo turístico, ter informações específicas sobre a realidade da região faz toda a diferença para uma boa gestão. O levantamento de dados contribui para tomada de decisões de acordo com a realidade. Com isso, em outubro, a Prefeitura de Caucaia, por meio da Secretaria de Turismo e Cultura (SETCULT), em parceria com o Departamento de Turismo, Hospitalidade e Lazer do Instituto Federal do Ceará (IFCE), irá realizar a atualização do Inventário da Oferta Turística do Município de Caucaia.
Os trabalhos de pesquisa do Inventário da Oferta Turística do Município já começaram. Os alunos do IFCE estão concluindo a pesquisa de gabinete. De 17 a 22 de outubro será feita a pesquisa de campo. Nessa empreitada, participam do levantamento de dados cerca de 26 alunos do curso de Turismo do Instituto que, após pesquisa de gabinete, estarão em campo sob coordenação de seus professores e orientadores para identificar e quantificar os atrativos, equipamentos e serviços.
O objetivo é quantificar e qualificar toda a oferta turística que inclui hospedagem, gastronomia, entretenimento, atrativos naturais e culturais, infraestrutura de apoio ao turista. Após o levantamento dos dados, o IFCE irá realizar o diagnóstico e prognóstico da situação do município referente ao Turismo.
Para Yrwana Albuquerque, responsável pela gestão da SETCULT, a iniciativa irá contribuir para uma gestão mais assertiva no âmbito do turismo municipal. "Para alcançarmos ainda mais êxito em nossa gestão, é essencial conhecer nossa realidade. Portanto, identificando de forma quantitativa e qualitativa as prioridades do nosso trade, vamos atuar de forma mais assertiva para corrigir e potencializar nosso destino", ressalta.
O inventário é uma exigência do Ministério do Turismo. A pasta propõe que o Inventário da Oferta Turística seja atualizado, pelo menos, a cada dois anos. Com esse estudo são identificados os pontos fortes e fracos para que possam trabalhar as devidas melhorias e qualificações. E a partir disso definir a categoria do município diante do Mapa do Turismo Brasileiro. Caucaia faz parte na categoria B.