A saúde mental das crianças e adolescentes tem sido uma preocupação da Prefeitura de Caucaia durante o Setembro Amarelo. A gestão municipal, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou, nesta quinta-feira (15), no Grêmio de Recreio e estudos de Caucaia, a campanha internacional que visa conscientizar as pessoas sobre o suicídio, um evento de promoção das ações de valorização da vida durante esse mês. Na ocasião, a primeira-dama Juliana Valim esteve presente com diversas autoridades políticas e secretários da gestão.
Durante o evento, a primeira-dama Juliana Valim, reafirmou que a campanha Setembro Amarelo é muito importante e que é preciso valorizar e apoiar o aparato de saúde que garante o atendimento físico e psíquico às crianças e adolescentes do município. "Nossa gestão é marcada pelo cuidado, carinho, acolhimento e amor pelas pessoas. Por isso, venho aqui para reafirmar o compromisso da nossa gestão para com todos os profissionais da saúde e para com as crianças e adolescentes de Caucaia", afirmou.
O Setembro Amarelo é um mês para lembrar que é preciso ter sempre um olhar sensível para a valorização da vida de todos, principalmente em relação ao público infantil e adolescentes. As situações que levam ao suicídio podem surgir de quadros depressivos graves, sofrimentos psíquicos severos e persistentes, bem como uso de substâncias psicoativas. Com o advento da pandemia, em 2019, os quadros de sofrimentos psíquicos aumentaram e as demandas de atendimentos em saúde mental seguiram em crescimento.
A campanha municipal de 2022, tem como tema #juntospelavida, e contará com uma programação voltada para adultos, crianças, idosos e para profissionais que atuam na linha de frente da saúde mental de Caucaia. O slogan da campanha de 2022 tem como intuito abordar um tema delicado a partir do ponto de vista de valorização da vida, ampliando o conceito de saúde no período pós-pandemia. O ideal é ter uma rede de apoio, tanto familiar, de amigos, quanto de saúde.
Após a palestra com o enfermeiro especialista em saúde mental, Guanacy Nonato, o evento seguiu com outras atividades paralelas como o treino funcional KIDS (SEJUV); Oficinas de desenhos; Escuta qualificada; oficina de produção de muda, Exposição de sementes nativas, Oficina de produção de mudas, doação de mudas e o momento do Lanche.
A secretária adjunta de saúde de Caucaia, Graça Lemos, esteve presente no evento e reforçou que a atual gestão tem trabalhado arduamente na valorização da vida com crianças e adolescentes. "Estamos reunidos para celebrar o cronograma das atividades da campanha Setembro Amarelo, marcada pela prevenção ao suicídio. Esse ano, o tema é "#JuntosPelaVida" nos mostra o quão importante é celebrar a vida", reforçou a secretária.
Entre os destaques da programação dessa quinta-feira (15), houve a apresentação de dança dos adolescentes do Núcleo de Cidadania de Adolescentes de Caucaia (NUCA); palestra interativa sobre os mitos sobre a saúde mental e o suicídio; oficinas de desenhos; participação quinteto da banda município, além de escuta qualificada.
Na ocasião, a Secretaria Adjunta de Saúde destacou as datas das próximas ações da Campanha Setembro Amarelo em Caucaia.
Confira a programação:
- 23/09
Ação: Setembro Amarelo - Cuidando de quem cuida para profissionais dos equipamentos CAPS
Local: Parque Botânico
Horário: 13h30
- 30/09
Ação: Caminhada no bairro Jurema
Local de concentração: Unidade de Atenção Primária à Saúde (UAPS) Capemi (Av. Dom Almeida Lustosa, 4242)
Horário: 8h30
Iniciativas feitas voltadas para os cuidados com a saúde mental
Em Caucaia, os Centros de Atenção Psicossocial
- CAPS funcionam de segunda à sexta, das 8h às 16h, e realizam atendimentos com profissionais especialistas em saúde mental, as equipes são compostas por assistentes sociais, enfermeiros, médicos clínicos, nutricionista, psiquiatras, psicólogos, técnicos de enfermagem e terapeutas ocupacionais.