Os investimentos na educação e na formação dos gestores de Caucaia têm dado bons frutos na qualidade de ensino de base. Prova disso é o destaque positivo que os estudantes têm conseguido em concursos culturais municipais e estaduais. O último deles foi a ótima colocação da aluna Mariane Costa Pereira, do quinto ano, da Escola Coronel Raimundo de Oliveira, em Caucaia, que venceu a etapa estadual, na modalidade poesia, do consagrado prêmio Ministério Público do Trabalho (MPT) na Escola, que divulgou, nesta segunda-feira (12), os trabalhos vencedores.
Foram selecionados 24 trabalhos produzidos por estudantes de 4º a 7º anos do Ensino Fundamental. Os trabalhos foram divididos em dois grupos. O Grupo 1 se refere aos alunos de 4º e 5º anos; o Grupo 2 corresponde aos alunos de 6º e 7º anos. Em ambos os grupos foram selecionados os trabalhos classificados em 1º, 2º e 3º lugares nas categorias conto, desenho, música e poesia.
A aluna Mariane Costa escolheu a modalidade de poesia em forma de Cordel. Para ela, a modalidade despertou muito interesse porque representa bem a regionalidade. A aluna reforçou que se sentiu muito grata e emocionada pela oportunidade. "Eu recebi muito apoio dos professores e da Escola toda. Sem isso eu não teria conseguido. Eu me inspiro muito nas pessoas do meu dia a dia e isso tudo foi muito inspirador para mim", destacou a aluna.
Orgulhosa da aluna Mariane, a professora Delma Maria, exaltou a dedicação da aluna e frisou o interesse da estudante nas aulas e os investimentos da gestão, como a entrega de 45 mil tablets para alunos da rede municipal. "A Mariane é uma aluna de ouro. Como se diz na gíria, é uma aluna de milhões. Sempre muito dedicada. Com apoio da Educação do município a gente tem percebido uma grande melhora no aprendizado dos alunos. A educação de Caucaia está caminhando para ser bem melhor. Por exemplo, a parte tecnológica veio para ajudar bastante os alunos. No caso do Prêmio, a tecnologia ajudou muito na pesquisa da Mariane, que usou o tablet fornecido pela gestão. Enquanto professora, para mim, a prefeitura tem dado bastante suporte. Agora, com a nova gestão, temos muito mais formações internas voltadas para os professores. E isso reflete positivamente no nosso trabalho", destaca a professora.
Jamerson Lima, diretor da Escola Coronel Raimundo De Oliveira, recebeu com muita alegria o resultado de que a primeira aluna de Caucaia foi a única do Ceará a vencer na modalidade Poesia no Prêmio. "É uma satisfação para todos professores e gestores da escola, pois isso é fruto dos esforços da política de Escola de tempo integral, que proporciona uma educação de qualidade com reforços de português, matemática e inglês. Além da distribuição de merenda escolar durante esse período. Isso tudo influencia positivamente na aprendizagem e na educação", reforça o diretor.
O Procurador do Trabalho Antonio de Oliveira Lima, coordenador regional da Coordinfância, destacou a qualidade dos trabalhos produzidos pelos estudantes, evidenciada pela dificuldade que os examinadores tiveram na hora de decidir. "Muitos receberam nota máxima. Em algumas categorias foi preciso fazer uma nova rodada de avaliações para fins de desempate". Lima também enfatizou a importância do certame, como incentivo ao engajamento da comunidade escolar nas ações de prevenção e erradicação do trabalho infantil.
Saiba mais sobre o Projeto MPT na Escola
O Projeto MPT na Escola integra um dos eixos do projeto Resgate a Infância, executado pelo MPT em todo o Brasil, e tem o objetivo de fomentar a participação de crianças e adolescentes nas ações de mobilização, conscientização e prevenção do trabalho infantil. O prêmio busca reconhecer e divulgar os melhores trabalhos literários, artísticos e culturais produzidos pelos alunos, bem como a dedicação dos educadores envolvidos nas ações de prevenção à violação dos direitos de crianças e adolescentes.
Os estudantes que se destacaram na etapa estadual (1º, 2º e 3º lugares) serão homenageados em evento a ser realizado em Fortaleza, no final do próximo mês de outubro. Os classificados nos primeiros lugares concorrerão com os trabalhos dos demais estados. O resultado da etapa nacional será divulgado até o dia 12 de outubro. A solenidade de premiação nacional será realizada no início do mês de dezembro deste ano, em Brasília.
A comissão que avaliou os trabalhos, na etapa estadual do Ceará, foi formada pelo Procurador do Trabalho Antonio de Oliveira Lima, pelas servidoras do MPT/CE, Ana Lucia Bastos Aires, Carla Cabó, Maria Valdirane Carvalho de Vasconcelos e Saadia de Farias Lobo da Costa.
Também participaram da avaliação representantes do Fórum Estadual de Aprendizagem do Ceará (Emanuelle Marjuria, Fabiana Oliveira de Paiva e Monica Rabelo), a Professora Deuzeli Rodrigues Gama, a Assistente Social Paula e Silva e a escritora Anna Luiza Calixto.