Na última quinta-feira (09), um grande intercâmbio cultural com os mestres da cultura regional aconteceu no Theatro José de Alencar, em Fortaleza. Tratava-se do XIV Encontro Mestres do Mundo, um evento que acontece até o próximo sábado, dia 18 de junho, e promove uma programação cultural onde homenageia os mestres da Cultura do nosso Estado do Ceará. Na ocasião, os mestres da Cultura de Caucaia, representados pela Mestra das Tradições Juninas, Mazé; a Mestra de Cultura Indígena, Pajé Raimunda e o Mestre da música/choro, Macaúba do Bandolim, foram convidados e homenageados. A Secretaria de Turismo e Cultura de Caucaia (SETCULT) acompanhou os mestres até o evento e deu o suporte necessário para que os tesouros vivos da nossa cultura local.
O evento acontece de forma itinerante em três cidades cearenses: Fortaleza, Quixadá e Juazeiro do Norte. No total, a programação conta com 70 Mestres e Mestras da Cultura vivos, 13 grupos e três coletividades. Os mestres da cultura são reconhecidos como detentores dos saberes da cultura popular tradicional e do patrimônio imaterial do Estado do Ceará.
"Foi um prazer a SETCULT acompanhar os mestres de cultura, os nossos tesouros vivos, no XIV Encontro Mestres do Mundo. Foi um encontro muito rico, pois os mestres trocam experiência com mestres de outros estados e com pessoas mais jovens que participaram do evento. É muito importante esse olhar mais atencioso que a gestão municipal tem com esses mestres e mestras que tanto significam para a nossa cultura local", destacou Vânia Cavalcante, Secretária Executiva de Turismo e Cultura de Caucaia.
Em Caucaia, os saberes populares relacionados à quadrilha junina, música instrumental e o sagrado indígena são representados por mestres da Cultura que há décadas vivem das suas tradições e que repassam seus conhecimentos para as gerações mais novas. Os tesouros vivos do município são a Mestra das Tradições Juninas, Mazé; a Mestra de Cultura Indígena, Pajé Raimunda e o Mestre da música / choro, Macaúba do Bandolim.
No encontro, os nossos mestres de Cultura compartilharam experiências com outros mestres e mestras e se apresentaram para o público presente, formado, na maioria, por crianças e adolescentes de escolas públicas. Um dos destaques foi a roda de conversa feita com alunos de uma escola pública de Fortaleza e a mestra Mazé, que ficou emocionada ao falar sobre as tradições juninas. Teve muita prosa, arrasta pé e dança com a mestra Mazé.
"Participar deste encontro de mestres me deixa muito feliz, porque a cultura popular não pode acabar. Aqui, com outros mestres, nós aprendemos e ensinamos ao mesmo tempo. Cada mestre tem um saber que pode e deve ser repassado para as novas gerações. O meu saber é sobre as festas juninas, uma tradição que não pode acabar nunca. Passamos dois anos sem festa junina, mas estamos aqui, firmes e fortes para repassar essa alegria", destaca a Mestre de tradições juninas Mazé.
O mestre Macaúba do Bandolim agradeceu o suporte recebido pela gestão atual e destacou que é preciso deixar viva as tradições e a cultura do nosso município. "A Secretaria de Turismo e Cultura de Caucaia está me dando um apoio que nunca antes foi dado. Sempre estou fortalecendo a música instrumental e o bandolim no nosso município e tenho orgulho de repassar esse conhecimento para os jovens", reforça o mestre da música Macaúba do Bandolim.
Além das manifestações culturais da dança e música, os saberes populares relacionados à espiritualidade e ao sagrado indígena marcaram o encontro. "É um momento muito importante da minha vida participar desse encontro, porque além de ser a pajé do meu povo Tapeba, sou também mestre de cultura do Ceará. E é meu dever passar a minha sabedoria e a cultura indígena de geração para geração", garante a Mestre de cultura indígena, a pajé Raimunda.
Saiba mais sobre o Encontro Mestres do Mundo
XIV Encontro Mestres do Mundo acontece neste ano com uma homenagem à memória do professor Gilmar de Carvalho, um dos pesquisadores mais renomados sobre tradições e culturas populares, que faleceu ano passado. No evento, que se realizará até dia 18 de junho, acontecem apresentações de espetáculos, exibição de filmes, feira e rodas de conversas com os mestres de cultura. O encontro é gratuito, aberto ao público, e conta com programações em Fortaleza, Quixadá e Juazeiro do Norte.
Serviço:
XIV Encontro Mestres do Mundo
Data: 7 a 18 de junho de 2022
Locais: Fortaleza, Quixadá e Juazeiro do Norte
Horário: 09h às 21h
Classificação: Livre
Programação gratuita e aberta ao público