Transparência nos processos da Administração Pública é uma das principais premissas da gestão municipal de Caucaia. Para assegurar o bom funcionamento dos recursos financeiros públicos, ter o apoio e orientação de órgãos como Controladoria e Ouvidoria faz toda a diferença. Por isso, nesta quinta-feira (23), Caucaia recebeu, no Auditório do Convento das Irmãs Cordimarianas, o 1º Encontro de Troca de Experiências e Boas Práticas da Ouvidoria e Auditoria. O objetivo do evento foi a troca de experiências e boas práticas oriundas do protocolo de intenções firmado entre a Secretaria de Controle interno da Presidência da república e a controladoria-geral do município de Caucaia.
O evento contou com a presença do vice-prefeito de Caucaia, Deuzinho Filho; da ouvidora geral de Caucaia, Séphora Barcelos; Ouvidora da Presidência da República, Eveline Brito, Controlador-Geral do Município de Caucaia, Roberto Vieira Medeiros, Secretário de Controle Interno da Presidência da República, Edson Sá Teles e o Coordenador-Geral de Auditoria Contínua e Assessoramento Técnico, Eduardo Melo.
O vice-prefeito Deuzinho Filho ressaltou a importância da troca de experiências entre as controladorias e ouvidorias nas esferas federal e municipal para o bom funcionamento da gestão pública. "Caucaia está em primeiro lugar nas ações da gestão e nas contas públicas. É um prazer receber técnicos, ouvidores e representantes da controladoria federal e municipal para essa troca de experiência. Pois é assim que conseguimos uma gestão mais transparente. É tratando melhor o dinheiro do povo que a gente faz mais ações e obras para a nossa gente", frisou Deuzinho.
A primeira palestra da programação foi ministrada pela ouvidora da Presidência da República, Eveline Brito, e teve como tema "Boas práticas em ouvidoria". Eveline destacou que era um momento muito especial, pois já tinha morado na cidade de Caucaia há algum tempo e, dessa vez, retornava para trocar experiências que vão, de fato, contribuir para a melhoria de vida dos cidadãos do município.
Na ocasião, o controlador geral do município de Caucaia, Roberto Medeiros, destacou para os ouvintes que "Caucaia foi o primeiro município, não capital, a firmar um acordo de cooperação técnica com a secretaria de controle interno da presidência, que é referência e a responsável por auditar e fiscalizar a controladoria geral da União. Todas essas boas práticas na esfera federal podem ser repassadas e observadas para toda administração pública", afirmou Roberto.
Transparência e Compromisso
O diálogo e troca de experiências entre as esferas municipal e federal é muito importante para manter a transparência e integridade da gestão pública. Em fevereiro, Caucaia se tornou o primeiro município, não capital, a assinar um acordo de cooperação entre Controladoria Geral do Município e Secretaria de Controle Interno da Presidência da República. O feito representou uma troca de experiência e boas práticas de procedimentos, a capacitação de servidores do município, além da utilização do sistema do órgão federal.