A zona rural de Caucaia abrange cerca de 70% do território e o incentivo às atividades dos pequenos produtores rurais é uma das prioridades da gestão atual. Prova desse empenho é a criação do primeiro Programa Municipal de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar (PMAAAF). Com essa iniciativa, a Prefeitura de Caucaia fará a compra dos produtos vindos dos agricultores cadastrados e doará para entidades locais, garantindo assim, a economia da agricultura familiar e o direito humano à alimentação de pessoas em situação de vulnerabilidade social e/ou de insegurança alimentar.
O edital do PMAAAF será lançado ainda neste mês de maio, porém o pré-cadastro já está disponível para dar celeridade ao processo. O procedimento acontece do dia 3 a 13 de maio, em diversas localidades do município, sendo a primeira delas a Serra da Rajada, e pretende identificar cerca de 400 produtores rurais. Os interessados devem comparecer aos locais informados com documentos oficiais com foto.
Um dos produtores que já procuraram o cadastro foi Jocimar Rodrigues. Para ele, o programa tem tudo para beneficiar os pequenos produtores da agricultura familiar da Serra da Rajada, onde reside: "Aqui na comunidade quilombola da Serra da Rajada nós produzimos banana, inhame, macaxeira, feijão, milho, jaca, laranja, tangerina, entre outras frutas de época. A nossa comercialização depende muito dos programa, pois muitas vezes a gente fica sem ter como escoar o produto, o agricultor fica sem saber o que vai produzir e pra onde vai escoar. Com esse programa que vai acontecer a partir desse ano será bem melhor para nós agricultores", espera.
O PMAAAF é uma iniciativa da Prefeitura em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Trabalho. No programa está previsto a distribuição de alimentos para as 60 unidades beneficiárias/receptoras da produção, tais como restaurantes populares e cozinhas comunitárias. A distribuição de todos os alimentos produzidos pelos produtores cadastrados será feita pelo Banco de Alimentos de Caucaia.
De acordo com Paulo Battisti, Presidente do Comitê Gestor do PMAAAF, a economia local se beneficiará com o programa, uma vez que o produtor rural comercializará seus produtos e realizará a aquisição de outros dentro do próprio município. Assim, o PMAAAF vai gerar renda, promovendo a inclusão social de parcela da população sob risco social por meio da compra e doação simultânea de alimentos.
As atividades de agricultura no município de Caucaia tem grande potencial de produção. Além do PMAAAF, a gestão aposta em programas como o "Hora de plantar", que fornece gratuitamente equipamentos como tratores de última geração para ajudar no preparo do solo das áreas rurais de pequenos agricultores.