A manhã desta segunda-feira (21), foi marcada pela cerimônia de acolhimento dos 24 novos residentes que atuarão nas unidades de saúde de Caucaia. O evento, que foi realizado pela Prefeitura de Caucaia, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), contou com a presença da Dra. Graça Dias Alves, secretária adjunta de Saúde, Sergiana Bezerra, supervisora Geral da Residência Multiprofissional e Dr. Marcos Túlio, coordenador da Residência Médica.
As residências, que tem duração de dois anos e são vinculadas à Escola de Saúde Pública do Ceará em parceria com o Município de Caucaia, tem como objetivo fortalecer o sistema local de saúde, que atende mais de 90% da população.
As novas turmas que desempenharão um trabalho em Caucaia se dividirão em medicina da família, residência multiprofissional em saúde mental, saúde da família e saúde coletiva, contemplando serviços de nutrição, enfermagem, serviço social, educação física, fonoaudiologia, medicina veterinária, psicologia, odontologia e fisioterapia.
Sete residentes médicos atuarão nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município e o restante da turma de residentes multiprofissionais terá a experiência também nos postos de saúde, na Rede de Atenção Psicossocial e na gestão dos serviços.
Dra. Graça Dias Alves, secretária adjunta de Saúde de Caucaia, deu boas-vindas aos novos residentes e destacou a importância desse momento. "É com muito entusiasmo que a Secretaria de Saúde acolhe todos vocês neste momento tão relevante. Aqui, vocês terão um largo campo de aprendizado e evolução", destaca.
A fonoaudióloga Mayara Castro (28), que vai ficar na residência multiprofissional, falou sobre a expectativa em relação à experiência. "As minhas expectativas para esses dois anos são as melhores porque eu acredito na residência em saúde como agente transformador do SUS", afirma.
Sobre a residência médica
Durante o processo formativo da residência, o graduado em medicina desenvolve um treinamento em serviço, composto por 60 horas semanais, com turnos diurnos e noturnos, além de plantão na rede hospitalar em uma determinada especialidade, previamente, escolhida e, progressivamente, adquire competências para exercício profissional qualificado.
Os residentes estarão sob supervisão de preceptores, que são profissionais com competência técnica e ética comprovadas.
Sobre a residência multiprofissional
O objetivo da Residência Multiprofissional
- RIS-ESP/CE é "ativar e capacitar lideranças técnicas, científicas e políticas por meio da interiorização da Educação Permanente Interprofissional, na perspectiva de contribuir para a consolidação da carreira na saúde pública e para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde".