Desde o último dia 17, a Prefeitura de Caucaia, através da Comissão do Selo UNICEF e das Secretarias Municipais de Educação e Saúde, deu início a um grande e ousado projeto que tem como objetivo a imunização de todas as crianças matriculadas na rede de ensino infantil do município, com doses da campanha vacinal para Tríplice Viral e Catapora. Nesta quinta-feira (26), aconteceu o lançamento oficial da campanha, no Centro de Educação Infantil (CEI) Davi Rodrigues, no Parque Albano. Além das crianças, grandes protagonistas da ação, o evento contou com a presença da primeira-dama do município, Juliana Valim, do secretário municipal de Educação, Sérgio Kobayashi, da secretária adjunta de Saúde, Dr. Graça Medeiros, da secretária de Desenvolvimento Social e Trabalho, Natécia Campos, representantes do Instituto do Meio Ambiente de Caucaia (IMAC), e demais autoridades.
Juliana Valim falou sobre a importância de vacinar na idade certa, e deu o exemplo que tem dentro de casa: "Como mãe, quero falar sobre a grande importância da vacinação. A minha Maria já está com o cartão cem por cento preparado, na hora que der a idade certa, eu já estou lá para vaciná-la. Pois a vacina salva vidas, e conseguimos evitar muitas complicações, e a proliferação de doenças", disse. A primeira-dama ajudou a acalmar o pequeno Emanuel Davi, que no colo da mãe, Neila Costa, representou todas as crianças do município na vacinação simbólica. "Eu me sinto muito feliz porque ele vai representar todas as crianças, não apenas aqui do colégio, mas de todo o município. Eu acho importante vacinar para prevenir doenças, porque é muito ruim ter uma criança doente em casa, então eu acho muito importante", disse Neila.
A campanha segue até dezembro deste ano, e deve percorrer todas as 138 creches do município, em busca de crianças do berçário até o infantil cinco, classes do ensino infantil, público-alvo da campanha vacinal para Tríplice Viral e Catapora. Para isso, o município foi dividido em distritos. A meta é imunizar 95% dos matriculados nas unidades de ensino, cerca de 700 crianças. De maneira interna, as creches do município realizarão um concurso cultural entre as crianças matriculadas, a fim de fazê-las refletir sobre a importância da vacinação.
"Isso é um símbolo de todo um trabalho de compromisso que a Prefeitura Municipal de Caucaia com a imunização e a saúde das nossas crianças. Agora, cabe aos pais também se conscientizarem, e fazerem a sua parte. Logo, logo estaremos comemorando não apenas os 95%, mas 100% de crianças vacinadas", finaliza Danyelle Alves, articuladora do Selo UNICEF em Caucaia.
Saiba mais
A Comissão Municipal do Selo UNICEF em Caucaia está atrelada à Casa de Projetos Yara Guerra, e ao gabinete do Vice-Prefeito do município. É missão da Comissão aprovar e colocar em prática o Plano Municipal das Crianças e dos Adolescentes, que buscará alcançar uma série de indicadores nas áreas da Saúde, Educação e Assistência Social. O objetivo é não apenas alcançar a certificação do Selo UNICEF, mas de fato melhorar a vida de crianças e adolescentes no município.