A educação dos condutores e pedestres é o primeiro passo para termos segurança no trânsito. A campanha Maio Amarelo vem para reforçar a importância da conscientização sobre respeito e educação no trânsito. Em Caucaia, o mês foi marcado por palestras educativas em escolas, blitzes educativas e atividades entre agentes de trânsito comandadas pela Autarquia Municipal de Trânsito (AMT). Para encerrar o mês de campanha, hoje, terça-feira (31), no Cordimarianas, foi promovido o Seminário Juntos Salvamos Vidas, que contou com palestras educativas, apresentações e dinâmicas entre os agentes de trânsito e participantes.
A abertura do Seminário contou com a presença do vice-prefeito de Caucaia, Deuzinho Filho; do presidente da AMT, Cel. Andrade Mendonça; do presidente do Conselho Estadual de Trânsito (Centran), Luiz Pimentel; do diretor da Escola de Trânsito do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Ubiratan Teixeira e da agente de trânsito municipal, Társila Vasconcelos, representando todos os agentes de trânsito de Caucaia.
Ao abrir oficialmente o seminário, de acordo com vice-prefeito Deuzinho Filho, "a gestão municipal tem sido transparente e pautada em entregas para a população. Com a AMT, temos um olhar diferenciado para com a comunidade, pois as entregas estão focadas na educação desde cedo nas escolas. O momento agora é de trazer a população para perto da AMT. Não é só fiscalização, é educação. O trânsito vem com respeito e educação mútua", reforçou Deuzinho. Ainda segundo o vice-prefeito, a promessa é que Caucaia tenha uma Escola de Trânsito focada na entrega de atividades de educação e respeito no trânsito.
Ubiratan Teixeira, Diretor da Escola de Trânsito do Detran, reforçou a iniciativa da gestão municipal de implantar uma escola de trânsito em Caucaia e afirmou: "a escola é o que transforma o cidadão. A ideia é que as crianças sejam como agentes de trânsito dentro de casa".
Em seguida, o presidente da AMT, Andrade Mendonça, destacou as ações educativas nas escolas municipais e as diversas blitzes educativas que tinham o objetivo de chamar atenção da população para a conscientização no trânsito e, especialmente, o uso de cinto de segurança. "O nosso intuito principal é salvar vidas. As atividades de promoção de segurança e orientação da AMT não estão restritas apenas ao mês de maio. A AMT segue com ações preventivas e educativas durante o ano inteiro", reforça Andrade.
O ciclo de palestras do Seminário Juntos Salvamos Vidas foi iniciado pelo representante do Observatório Nacional de Segurança Viária, Carlos Rummenigge, que abordou o tema "Maio Amarelo
- história e desafios". O seminário também foi marcado pelo lançamento do livro "O trânsito como ele é!", escrito pelo agente de trânsito de Fortaleza, Daniel Menezes e Kelber Fernandes.
Saiba Mais
Campanha Maio Amarelo
A escolha do mês de maio foi motivada pela proposta da ONU (Organização das Nações Unidas) quando decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito, em 11 de maio de 2011. Com isso, o balanço das ações sempre é realizado em maio, no mundo todo. A ação tem o objetivo de alertar a sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo.