Com o objetivo de conter o avanço das arboviroses neste período, a Prefeitura de Caucaia, por intermédio do Núcleo de Controle de Endemias e Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realiza um mutirão de aplicação de inseticidas com bomba costal - Ultra Baixo Volume (UBV) fumacê costal - em locais com características potenciais para proliferação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.
Na ação, que terá a duração de 10 dias, os agentes de endemias irão percorrer todos os quarteirões dos bairros pré-determinados, tais como Pe. Júlio Maria, Planalto Caucaia, Parque Albano, entre outros, realizando a aplicação do fumacê em dois ciclos. Para efetivar o bloqueio, os profissionais passarão duas vezes, em um período de sete dias, em cada rua.
De acordo com o coordenador do Núcleo de Endemias, Marquezan Rocha, nem todos os horários são propícios para a realização do procedimento. "O inseticida fica aproximadamente duas horas no ar e tem a função de desalojar os mosquitos que ficam escondidos, mas para isso, é fundamental que as condições climáticas sejam favoráveis, com pouco vento e sem chuva. A ação se torna mais eficaz de manhã cedo, no final da tarde e à noite", afirma.
O coordenador ressalta ainda a importância de a população colaborar para o combate ao mosquito. "A população deve eliminar qualquer tipo de objeto que possa acumular água, para evitar que se torne um criadouro do Aedes aegypti. Calhas, declives no terreno e ralos devem ser vistoriados. O mesmo vale para a caixa d'água, cisterna e outros recipientes, como garrafas, potes, latas e pratinhos de vasos de plantas", alerta.
A aposentada e moradora de Caucaia há 30, Áurea Soares (76), reforça a importância da operação nos bairros da cidade. "Essa ação mata além do mosquito da dengue, as muriçocas também. É um alívio para nós. E a gente também precisa cuidar da nossa casa. Aqui, eu tenho o cuidado de não deixar água parada", diz.
Saiba mais
A SMS trabalha cotidianamente no combate ao mosquito transmissor das doenças. Nos seis primeiros meses do ano, foram registradas 268.156 inspeções focais em domicílios de Caucaia, divididos nas quatro regiões: Jurema, Praia, Sede e Grande Nova Metrópole.
As visitas domiciliares, também realizadas pelos agentes de Endemias, tem como objetivo promover a limpeza de depósitos com água, peixamento e telamento de caixas d'água em locais com características potenciais para proliferação do mosquito Aedes Aegypti. Para além desses procedimentos, também é realizado um trabalho de conscientização da população sobre a importância da prevenção às doenças.