Alunos das escolas de Caucaia, da rede pública e privada, vão participar do primeiro Jogos Escolares 2022, evento que acontece de 29 de março a 7 de abril. Os jogos se destacam como o maior evento esportivo educacional do município, com mais de 1.000 estudantes participantes. A cerimônia de abertura dos Jogos escolares aconteceu na última sexta-feira, 18, na Escola Municipal Nair Guerra, e reuniu cerca de 200 estudantes da rede municipal de ensino e contou com a presença do prefeito em exercício, Deuzinho Filho; secretário de educação, Sérgio Kobayashi; secretário de Esporte e Juventude, Mikauê Franklin e da diretora da Escola Municipal Nair Magalhães Guerra, Francisca Inês.
A abertura contou ainda com apresentação da banda municipal de Caucaia, volta olímpica e juramento do atleta, e encerrou com uma apresentação de taekwondo. Durante a abertura, o prefeito em exercício, Deuzinho Filho, destacou que os Jogos Escolares visam a promoção do esporte como forma de inclusão social e que, depois de dois anos de pandemia, os Jogos Escolares são uma excelente oportunidade para incentivar a prática de esportes e cidadania nas escolas, além de poder ser uma celeiro para a descoberta de talentos esportivos no município.
Os jogos escolares têm como objetivo fomentar a prática do esporte nas instituições de ensino, contribuir para com o desenvolvimento integral dos estudantes, estimular o exercício da cidadania através do esporte, além de identificar novos talentos e desenvolver o intercâmbio sociocultural.
Jogos Escolares
Serão disputadas 12 modalidades esportivas nas categorias individuais e coletivas. Atletismo, ciclismo, judô, natação, taekwondo, tênis de mesa, xadrez, vôlei de praia, ginástica rítmica contemplam as modalidades individuais. Já as modalidades coletivas são: futsal, handebol e voleibol. Caucaia fica à frente das etapas municipais, que são: Interclasses (realizada por cada escola); e Intercolegial (realizada pelo município). Logo após, acontecem as etapas macrorregional e estadual, ambas conduzidas pelo Governo do Estado.