A educação ambiental deve ser incentivada desde cedo para que a população siga na missão de preservar a natureza e aproveitar de forma sustentável o que ela tem a oferecer. Por isso, a Prefeitura de Caucaia, por meio do Instituto do Meio Ambiente de Caucaia (IMAC), aposta no Projeto Horta Educativa e Comunitária, que tem o objetivo de criar espaços de trocas de conhecimentos e aprendizado por meio de vivências concretas de situações como: a origem dos alimentos, manipulação da terra, percepção dos diferentes cheiros, sabores e texturas. Na manhã desta segunda-feira (11), representantes do órgão foram até o Imersão Nota 10, polo de educação continuada de Caucaia localizado no Araturi, para uma oficina sobre como plantar e cuidar de hortas em casa.
Ao todo, cerca de 60 pessoas, entre elas, crianças, adolescentes e funcionários do polo, estiveram presentes nos dois turnos das atividades, participando de duas oficinas. Na ocasião, os participantes aprenderam como construir uma sementeira com reaproveitamento de materiais e como produzir mudas medicinais.
Segundo o IMAC, "O Projeto Horta Educativa e Comunitária forma multiplicadores de boas práticas ambientais. Assim, os participantes compartilham os conhecimentos adquiridos durante as capacitações com a comunidade. Além disso, oportuniza a integração social e reduz os espaços ociosos".
O Projeto Horta Educativa e Comunitária é uma iniciativa do IMAC e que tem como objetivo criar espaços de trocas de conhecimentos e aprendizado mais significativo, por meio de vivências concretas que ensinam sobre a origem dos alimentos e manipulação da terra. Nessas ocasiões também é possível os participantes terem percepção dos diferentes cheiros, sabores e texturas de legumes, vegetais e ervas medicinais.
A expectativa é de que mais hortas sejam implementadas em escolas municipais, nos Centros de Referência e Assistência Social (CRAS) e associações comunitárias. Todo o alimento produzido será utilizado para alimentação dos participantes.
Saiba Mais
O Instituto do Meio Ambiente de Caucaia (IMAC) mantém durante todo ano ações fixas e itinerantes que visam a promoção da preservação da natureza no município de Caucaia. Além do Projeto Horta Educativa e Comunitária, o instituto realiza ações de limpeza de praia, o programa Caravana Ambiental, que percorre as escolas para popularizar a importância da conservação do meio ambiente, doação de mudas durante os eventos da Prefeitura Presente. O IMAC também é destaque nas atividades de preservação do ambiente marinho por tornar Caucaia o primeiro município do Ceará e o segundo do Brasil a ter autorização ambiental para monitorar ninhos de tartarugas.