A preservação do ecossistema é um dos compromissos da Prefeitura de Caucaia. Em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no dia 5 de junho, a gestão municipal, por meio do Instituto do Meio Ambiente (IMAC), promoveu, durante todo o mês de junho, uma série de ações voltadas para a proteção da natureza do município.
A programação do Junho Verde começou no dia 03 de junho, com a comemoração dos três anos de criação da Unidade de Conservação da Serra da Rajada e seguiu até o dia 30 de junho, com a realização da exposição de sementes nativas e doação de mudas no Pré-Fórum da Juventude, realizado na EEIEF Monsenhor André Viana Camurça
- Araturi (Jurema).
De acordo com o IMAC, o balan
ço das ações do Junho Verde somam 473 mudas doadas, 81 árvores e mudas plantadas e a participação de 319 de pessoas da comunidade. Entre os destaques da programação, estão as ações da Oficina de produção de mudas com reaproveitamento de materiais recicláveis, que aconteceu no CRAS do Metrópole; a Campanha Selo UNICEF, no Shopping Iandê, com a doação de mudas nativas e medicinais; a participação no evento Prefeitura Presente, nos Matões, com doação de plantas e Implantação de horta educativa na Escola Nossa Senhora da Conceição (Assentamento Santa Bárbara).
De acordo com Leilane Chaves, coordenadora de políticas ambientais, "a iniciativa do Junho Verde contribuiu para fortalecer os vínculos da gestão com a comunidade. Durante o Junho Verde temas como cultivo de alimentos, fomento ao plantio, saúde, consumo consciente, reutilização e reciclagem de resíduos sólidos foram discutidos por meio da realização de oficinas ecológicas, gincanas e doação de mudas. A realização dessas ações contribuiu para despertar a consciência ambiental da população e o sentimento de corresponsabilidade em relação ao cuidado com a cidade".
Saiba Mais
O Instituto do Meio Ambiente de Caucaia (IMAC) mantém durante todo ano ações fixas e itinerantes que visam a promoção da preservação da natureza no município de Caucaia. Exemplo disso é o programa Caravana Ambiental, que percorre as escolas para popularizar a importância da conservação do meio ambiente. Além disso, o Imac também é destaque por ser o primeiro município do Ceará e o segundo do Brasil a ter autorização ambiental para monitorar ninhos de tartarugas.