O Instituto do Meio Ambiente de Caucaia (IMAC), em ação pioneira no município, instituiu a primeira Brigada Florestal de Caucaia. Após a fase de seleção, que aconteceu no mês de julho, os cinco integrantes selecionados participaram, na última semana, da formação "Curso Teórico-Prático de Formação Brigada", em Quixeramobim, ministrado pela equipe do Prevfogo/CE, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), em Quixeramobim.
Luis Carlos, policial municipal e um dos integrantes da Brigada Florestal, revela que está ansioso para começar as atividades do novo efetivo. "Uma das coisas que eu achei mais interessante foi referente à ajuda que podemos dar aos agricultores, repassando conhecimento para evitar que incêndios em terrenos particulares se alastrem para outras regiões. Estou bastante ansioso e quero dar início às atividades", revela.
Agora, o município prosseguirá com a elaboração do decreto que formalizará o novo efetivo da Brigada Florestal. Após esse procedimento, os órgãos relacionados ao tema, juntamente com os novos brigadistas, irão elaborar um plano municipal de prevenção e combate a incêndios florestais, além de compra de Equipamentos de Proteção Individual (EPI), entre outras ações.
"O estabelecimento da Brigada do município de Caucaia será de grande importância à prevenção dos recursos naturais de Caucaia. Sendo o município rico em florestas e áreas vegetadas com imensa beleza e biodiversidade. Trabalharemos ao máximo para conscientizar a população sobre o uso e manejo do fogo, sempre dando a assistência necessária para evitar ao máximo possíveis focos de incêndios, minimizando possíveis impactos", finaliza Robson Figueiredo, gerente de Biodiversidade do IMAC.