A educação é a base de uma sociedade mais justa e desenvolvida. A Prefeitura de Caucaia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), investiu na melhoria da base educacional e apostou na tecnologia, merenda escolar de qualidade e transporte gratuito para diminuir a evasão escolar no município. Além disso, outros fatores como reforma das escolas e valorização dos professores e gestores educacionais contribuíram para o fortalecimento da Educação no município.
Com a pandemia da Covid-19, as desigualdades na educação se agravaram. Com isso, os alunos tiveram muitas dificuldades com a falta de acesso à tecnologia e o apoio escolar. Para reverter essa realidade, a Prefeitura de Caucaia investiu em tecnologia e garantiu a entrega de 45 mil tablets com chip de acesso à internet para os alunos e distribuição de notebooks para o corpo docente. Com isso, os alunos puderam acompanhar de casa os conteúdos escolares com mais comodidade e qualidade.
A rede de ensino público municipal conta atualmente com 58 mil alunos, destes, menos de 400 estão evadidos. Caucaia agora é exemplo em manter seus alunos na escola. A gestão municipal tem dado todo o apoio para que as políticas públicas de valorização do corpo docente e combate a evasão escolar. De acordo com o Secretário de Educação Sérgio Kobayashi, o objetivo é zerar a evasão escolar até o final da gestão e garantir que todos os adolescentes e crianças estejam matriculados nas escolas municipais.
De acordo com a SME, a alimentação escolar gratuita e de qualidade também foi um fator decisivo para a permanência dos alunos nas escolas. Afinal, crianças alimentadas aprendem melhor. Além da merenda escolar ser oferecida nas escolas, durante o período mais crítico da pandemia, a prefeitura também deu suporte às famílias dos alunos com a doação de kits de alimentação.
Busca Ativa Escolar
Em 2021, a gestão municipal aderiu a campanha Busca Ativa Escola, uma plataforma gratuita para ajudar os municípios a combater a exclusão escolar, desenvolvida pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF).
Com a participação na plataforma, a Secretaria de Educação consegue ter dados concretos que possibilitam o planejamento e a aplicação de políticas públicas que ajudam na inclusão escolar.