Desde fevereiro deste ano, a Prefeitura de Caucaia, através da Secretaria Municipal de Educação (SME), deu início ao Seminário "Força de Aceleração", formação pioneira no município, que visa a promoção da saúde mental e socioemocional de educadores da rede municipal de ensino. Inteligência emocional, social, fundamentos da neurociência, padrões de comportamento e foco na composição do ser e da aprendizagem são alguns dos tópicos abordados na formação, que tem uma carga horária total de 8h. Na última segunda-feira (08), foi a vez de 60 professores de História e Geografia da rede municipal participarem do evento.
A ideia da formação nasceu no Núcleo de Ações Estratégicas, dirigido pelo servidor Emílio Freitas. Ele explica que a iniciativa nasceu da necessidade de cuidar do estado emocional dos professores da rede pública e, consequentemente, dos alunos. "Essa já é a décima primeira edição, e os resultados são extremamente promissores. A gente percebe não só a melhoria do processo de autoconhecimento, autogestão, mas também de empatia e no trato com os colegas, os professores têm relatado melhora significativa no ambiente de trabalho", disse.
A professora Cláudia Oliveira, que trabalha há 12 anos na rede municipal, revela que essa é a primeira formação que faz enquanto professora no município. "Eu estou numa expectativa de que seja excelente, porque anteriormente, as nossas capacitações foram simplesmente só no nome. O que tá me alegrando é que nosso palestrante é professor, então ele conhece o mundo de sala de aula. Ele não vê só a teoria, pois a vivência exige de nós professores", revela.
As formações seguem até novembro deste ano, com uma repescagem programada para dezembro, a fim de abranger os 2.600 professores da rede municipal. "Estamos num momento de desafio, pois queremos elevar nossos indicadores, mas, para isso, é fundamental cuidarmos dos nossos servidores. É isso que a Prefeitura de Caucaia, através da SME está realizando com essa formação", finaliza Emílio Freitas.