Fundada em 14 de abril de 1992, na época composta por 50 integrantes, ao completar 30 anos de existência, comemorado oficialmente na manhã desta quarta-feira (27), hoje a corporação conta com 169 servidores, entre inspetores, subinspetores, e 119 policiais municipais. A solenidade aconteceu no Lar de Clara, no Guaié, e, além de celebrar a importante data, também homenageou 28 servidores. Entre eles, na categoria Policial Modelo, o primeiro homenageado foi o servidor Antonio Teixeira, que se mostrou honrado ao receber a reverência. "É um momento de muita felicidade, e de agradecer a Deus por tudo isso. Não me sinto um profissional padrão, mas me sinto honrado de ter sido escolhido. Procuro fazer da melhor forma cada missão, cada trabalho, procuro sempre dar o melhor, com disciplina e honradez aquilo que a gente faz", disse.
O certificado foi entregue ao servidor pelas mãos do vice-prefeito Deuzinho Filho, que lembrou que esteve presente no lançamento da corporação. "A nossa Guarda Municipal, transformada em Polícia Municipal na nossa gestão, tem o compromisso de resguardar o patrimônio maior da nossa terra, que é o nosso povo. Nesses 30 anos, em nome do prefeito Vitor Valim, quero dar os meus parabéns. Nós vamos fazer da Polícia Municipal referência no nosso estado", discursou.
Para o secretário municipal de Segurança Pública, Coronel Wilson, são vários os motivos para comemorar a data. "Com essa nova gestão, uma importância maior é dada aos servidores, em termos de qualificação, de preparação. Vamos aumentar, muito em breve, o quantitativo de servidores na Polícia Municipal de Caucaia, além de diversos projetos que influenciam na qualidade do trabalho da corporação", disse. Ainda de acordo com Coronel Wilson, a queda nos índices de violência no município, observado no último ano, também é motivo de orgulho e comemoração por parte da Polícia Municipal: "Vale destacar também que Caucaia foi colocada como o município mais violento do país com dados de 2020. Mas já com dados de 2021 e principalmente de 2022, Caucaia com certeza, nas próximas apurações, já sai desse patamar. No ano de 2022, já tivemos reduções drásticas no número de criminalidade", revela.
Saiba mais
A Gestão municipal tem trabalhado para oferecer segurança aos caucaienses. A parceria com o Governo do Estado, através da Polícia Militar, garantiu um maior efetivo da corporação no município, com o reforço de mais 190 policiais militares para atuarem na proteção e garantia da segurança dos cidadãos caucaienses.
Outras ações na área da segurança pública são o fortalecimento dos serviços de manutenção e revitalização da iluminação pública com a troca de lâmpadas; a aprovação da lei que gratifica policiais municipais, civis e militares pela apreensão de armas irregulares; o convênio firmado com o Governo do Estado para garantir o pagamento de horas extras aos policiais militares que atuam no município e o reforço do efetivo da Polícia Municipal, com mais 11 novos agentes convocados desde de 2021.