"Eu até me emociono quando lembro do cuidado e atenção que eu recebi em todo o momento que eu estive na maternidade." Foi assim, com a voz embargada de emoção, que Andressa Doudement, de 26 anos, iniciou a conversa sobre a experiência na sala de parto humanizado do Hospital Maternidade Santa Teresinha, em Caucaia. O equipamento, inaugurado no dia 25 junho de 2021, pela Prefeitura de Caucaia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), registra, em dez meses de atuação, 1026 atendimentos.
Às 3h do dia 04 de novembro de 2021, Andressa, que é microempreendedora e moradora do Município há trezes anos, teve a bolsa de parto rompida e, logo em seguida, foi levada para a maternidade municipal. Já no local, recebeu todo o apoio dos profissionais e foi encaminhada para a sala, que conta com 03 leitos para preparação e parto, além de barra para alongamento, bola suíça, banqueta para parto e assento cavalinho.
Pensando sempre na segurança e conforto da paciente, o atendimento para as futuras mamães disponibiliza uma equipe de profissionais com médico e enfermeira obstétricos, técnicos de enfermagem e também médico neonatologista, além do quadro assistencial com psicólogas que atuam no suporte emocional e assistente social, que dá apoio na garantia do direito da gestante.
Aylla Maria, nome escolhido pela mamãe, nasceu às 18h do mesmo dia, e Andressa reforça a importância de ter um espaço acolhedor como esse na cidade em um momento tão especial. "Eu sempre recomendo a maternidade Santa Terezinha para as gestantes. Eu tive, desde a recepção até a enfermaria, um atendimento maravilhoso. As enfermeiras ficaram ao meu lado o tempo todo", lembra.
O Hospital e Maternidade Santa Terezinha é um Polo Hospitalar, atendendo não apenas cidadãos caucaienses, mas também pessoas de cidades vizinhas. Com uma média de 240 partos mensais, (normais e cesárea), o espaço funciona 24 horas, com 39 leitos pós-partos e também com atendimento ambulatorial.
Mais informações:
A maternidade municipal além de parto humanizado oferece também serviços, tais como, a arte na barriga das gestantes, entrega do certificado e do primeiro registro dos recém-nascidos e print da placenta.