A construção dos espigões para contenção da erosão marinha na costa litorânea de Caucaia está cada vez mais perto de se realizar. O Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (COMDEMA), realizou, na manhã desta segunda-feira (21), por meio de audiência online, após apresentação dos estudos sobre erosão marinha, a votação para o licenciamento das obras de recuperação das praias do município de Caucaia.
O Projeto de recuperação do litoral irá conter a erosão costeira marinha para recuperar o ambiente de praia e, principalmente, as estruturas de moradia e avenidas que ficam à beira mar do município de Caucaia. A obra de recuperação prevê a implantação de 11 espigões e aterro Hidráulico, no trecho de 8 km, entre a Praia do Pacheco à Praia da Tabuba.
A audiência online contou com a presença do presidente do COMDEMA, Diego Pinheiro; pesquisadores do estudos feitos pela UECE e Instituto Nacional de Pesquisas Hidroviárias (INPH); representantes das secretarias municipais e representantes da sociedade, como a Colônia de Pescadores de Caucaia.
Na ocasião, foram apresentados o relatório das pesquisas feitas pelos pesquisadores do Instituto de Estudos, Pesquisas e Projetos da UECE
- IEPRO, através do Laboratório de Gestão Integrada da Zona Costeira - LAGIZC e representantes do Instituto Nacional de Pesquisas Hidroviárias (INPH), além do parecer técnico elaborado pelo Instituto de Meio Ambiente (IMAC). Após a apresentação dos impactos ambientais, socioeconômicos e estruturais, o COMDEMA comandou a votação. Por unanimidade (12 votos), foi aprovado o último passo para a chancela para o início do processo de licenciamento das obras de recuperação do litoral de Caucaia.
Durante a audiência, de acordo com a apresentação dos estudos comandados pelo professor e Doutor em Geografia (UECE), Fábio Perdigão, os estudos apontam que, além de conter a erosão marinha na costa litorânea de Caucaia, as obras também vão ser benéficas do ponto de vista socioeconômico. Com as obras, será possível gerar emprego e renda para o município através de vários aspectos, inclusive por meio da valorização imobiliária.
Próximos passos
Com a votação, o processo de licenciamento da recuperação do litoral de Caucaia segue para ser assinado pelo prefeito Vitor Valim. O início da primeira etapa das obras prevê a construção de três espigões nas áreas mais críticas e com mais densidade populacional, que compreendem trechos da praia do Pacheco e Icaraí.
COMDEMA
O COMDEMA é formado por secretarias, autarquias e institutos municipais, estaduais e federais, além de representantes da sociedade, como a Colônia de Pescadores Z-07 de Caucaia, representantes da UECE, entre outros.