Com a aproximação da quadra invernosa, que vai de fevereiro a maio, a Prefeitura de Caucaia, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (SDR), realiza um grande plano de limpeza, reforço de parede, ampliação e aprofundamento de açudes. Com isso, o órgão espera beneficiar os moradores da zona rural, como a dona Raimunda Silva dos Santos, moradora da Várzea do Meio. "Aqui no açude do Marrecas, tá com dezesseis anos que eu moro aqui do lado do açude e nunca apareceu ninguém pra fazer benefício nenhum. Só tinha promessa", revela. Ela ainda fala sobre a importância do açude para a região. "Usa a água para tudo. Aí quando ele seca o sacrifício é ir atrás de pipa d'água. Todo mundo precisa dele, pra tudo", finaliza.
De acordo com a SDR, na primeira fase do programa, que já está em andamento, 11 açudes serão beneficiados. São usadas 4 escavadeiras e cerca de 16 profissionais para a execução do procedimento. Toda a operação deve ir até março, que é quando se espera um maior volume de chuvas. Essa ação é uma resposta aos anseios dos próprios moradores, que procuraram a SDR para solicitar o procedimento. Uma vez realizado o requerimento, os técnicos do órgão avaliam quais açudes beneficiam um maior número de pessoas, e dessa forma realizam o plano de ação. "Nós estamos fazendo a limpeza e ampliação do açude que depois de pronto vai beneficiar 250 famílias. Esse é um dos primeiros açudes que está sendo feito, mas tem vários açudes. Esse é um compromisso de ajudar a toda a comunidade de Caucaia, principalmente na parte rural", revela Sebastião Conrado, Secretário de Desenvolvimento Rural.
"Aqui, como se diz, é uma riqueza não é só pra duas ou pra três pessoas não. É pra milhares de pessoas", finaliza Antonio de Castro, morador da Várzea do Meio há mais de 20 anos.