Uma parceria entre as Secretarias de Saúde e Educação tem o objetivo de facilitar o acesso e ampliar o número de imunização contra Covid-19 para as crianças de 5 a 11 anos. Para isso, a Prefeitura de Caucaia está realizando uma ação de vacinação itinerante nas escolas públicas do município. A meta é que mais de 36 mil crianças sejam vacinadas.
O procedimento, que não tem necessidade de agendamento prévio e obedece a um calendário pré-estabelecido pelas secretarias, deve minimizar a distância da comunidade escolar em relação aos pontos fixos de vacinação, facilitando a vacinação para o público infantil.
A vacinação das crianças neste formato já aconteceu em 16 estabelecimentos de ensino municipal somente em março, e deve chegar a mais equipamentos públicos. Estrella Pinheiro, coordenadora de imunização de Caucaia, reforça a necessidade dos pais ou responsáveis cadastrarem as crianças no Saúde Digital: "Hoje, Caucaia tem mais de 16 mil crianças não cadastradas. Para continuarmos avançando nesta etapa da imunização, precisamos do total apoio dos pais e responsáveis, para aumentarmos o número de cadastros e consequentemente, de crianças vacinadas", solicita.
Já Antônio de França, assessor institucional de políticas públicas da Secretaria de Educação de Caucaia, ressalta a importância da parceria. "É de suma importância a parceria entre as duas secretarias para fortalecer o elo com as famílias e garantir mais segurança e tranquilidade para as nossas crianças e para a nossa gestão escolar. Juntos conseguiremos dar ainda mais qualidade de vida à nossa população", afirma.
Além das escolas, a vacinação acontece em dois pontos fixos da cidade: Praça de Esportes e Cultura (PEC), no Araturi, e na Secretaria de Patrimônio, no Centro.
Mais informações
Nas próximas semanas, outras escolas de Caucaia receberão a vacinação.
Atualmente, 76% das crianças cadastradas já tomaram a primeira dose e 16% foram imunizadas com as duas doses.
Documentação necessária para a vacinação
Os pais ou responsáveis devem apresentar RG, CPF e comprovante de residência. Já em relação às crianças que serão imunizadas, é necessário levar RG ou Certidão de Nascimento, assim como o CPF ou Cartão do SUS, além do cartão de vacinação.
Como se cadastrar (1a dose)?
O cadastro para a primeira dose é realizado no site do Governo do Estado. Para efetuar o procedimento, é preciso informar nome completo, CPF, data de nascimento e telefone para contato, entre outros. É necessário preencher corretamente os dados e é fundamental checar o e-mail de confirmação para que o processo seja efetivamente concluído.
1) Acesse o site https://vacinacaocovid.saude.ce.gov.br
2) Selecione a opção "Ainda não tenho cadastro"
3) Identifique-se preenchendo corretamente seus dados
4) Nesta etapa do cadastro, deve ser informado se a pessoa está acamada
5) Confirme seus dados e crie uma senha de acesso ao cadastro
6) Verifique o e-mail de confirmação.