Caucaia tem uma faixa litorânea com grandes atrativos, que se destaca no turismo internacional. A praia do Cumbuco, por exemplo, que fica a cerca de 35 km de Fortaleza, chama atenção pela belezas naturais que reúne praia, lagoa e dunas, e pelas ótimas condições para a prática do kitesurf, o que fomenta o turismo esportivo e de aventura. Esse destaque rendeu à praia do Cumbuco o quarto lugar entre os destinos mais procurados do Brasil para 2022, segundo pesquisa da plataforma de turismo Booking.com.
A pesquisa "Previsões de Viagem para 2022" foi feita pela Booking.com de forma on-line em agosto de 2021. No total, 24.055 pessoas, em 31 países e territórios, participaram do estudo. O levantamento foi feito com mais de 20 mil pessoas que planejam viajar a lazer ou a negócios entre os próximos 12 a 24 meses. No ranking dos destinos brasileiros mais cobiçados, temos as praias de Maragogi em Alagoas seguido por Urubici em Santa Catarina, Trancoso na Bahia, Cumbuco no Ceará e Balneário Camboriú em Santa Catarina.
Esta semana, a praia do Cumbuco também foi destaque na imprensa internacional. O jornal português Sapo apontou o litoral caucaiaense como um dos destinos mais procurados pelos viajantes.
De acordo com a Secretaria Municipal de Turismo e Cultura (Setcult), a alta procura pelo Cumbuco traz um bom desenvolvimento para o turismo local. Para Yrwana Albuquerque, secretária de turismo e cultura de Caucaia, esse resultado reflete um plano de ação executado pelo órgão que começou em 2021, junto com a atual gestão municipal. "A promoção do nosso município está presente em eventos locais, nacionais e internacionais, assim como também estamos capacitando nosso trade turístico. Outras ações também são importantes, bem como os grandes investimentos nas áreas de saneamento, revitalizações, instalação dos espigões, que irão proteger e restaurar nosso litoral", enfatiza a secretária.
O investimento no turismo tem sido um dos focos da atual gestão municipal. Além das ações de atração de grandes eventos, como a final do Super Kite e o local de largada do Cerapió, a revitalização da vila do Cumbuco e a parceria com o Governo do Estado, que viabiliza a instalação de Espigões e a duplicação da CE-090, deve ampliar a capacidade do município em relação ao turismo.