Unidade passa a contar com equipe de saúde bucal após mais de 10 anos sem funcionamento do serviço.

A Prefeitura de Caucaia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), anunciou a reabertura do consultório odontológico na Unidade de Atenção Primária à Saúde (UAPS) Francisca de Fátima Lucas da Costa. A retomada do serviço representa um importante avanço para a população da área, que volta a contar com atendimento em saúde bucal após mais de 10 anos sem o funcionamento do consultório na unidade.
Em 2025, a gestão municipal investiu mais de R$ 280 mil na aquisição de novos equipamentos odontológicos, como compressor, autoclave e canetas odontológicas, garantindo melhores condições de trabalho para os profissionais e mais qualidade no atendimento à população. Com isso, a unidade passa a contar com equipe completa de saúde bucal, ampliando o acesso aos serviços odontológicos no território.
A coordenadora de Saúde Bucal do Distrito 5, Adália Samara, informou que os atendimentos por agendamento terão início em março. "Nesse primeiro momento, no mês de fevereiro, os atendimentos acontecerão por demanda livre, para que a população se familiarize com a equipe. A partir de março, os atendimentos serão realizados por meio de agendamento."
Além da reativação do consultório odontológico, a UAPS Francisca de Fátima Lucas da Costa também avançou em outras frentes importantes de organização e cuidado com o território. Entre os destaques está o processo de territorialização. "A unidade possuía áreas descobertas e população sem assistência. Realizamos um trabalho em conjunto com toda a equipe e nos tornamos a primeira unidade do território a concluir o processo de territorialização", destacou Adelaide Silveira, gerente do Distrito 5.
Atualmente, a unidade conta com 15 Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e três equipes de Estratégia Saúde da Família, sendo uma delas com horário estendido, com cinco ACS em cada equipe. Durante o processo de territorialização, houve a redefinição de microáreas e territórios, garantindo que toda a região fique vinculada à unidade de saúde por meio do acompanhamento dos ACS.
"A expectativa é realizar, em média, até 16 atendimentos por dia, contemplando procedimentos como restaurações, extrações e acessos endodônticos, atendendo desde pacientes pediátricos até idosos e pessoas com necessidades especiais", ressaltou a dentista Luiza Helena Feitosa.
Com esses avanços, a unidade fortalece a Atenção Primária à Saúde, amplia o acesso da população aos serviços essenciais e reafirma o compromisso da gestão municipal com o cuidado integral e humanizado.