Caucaia recebeu 1.275 implantes de Implanon e a implantação do procedimento ocorrerá nas seis unidades modelo do município.

Foto: Prefeitura de Caucaia
A Prefeitura de Caucaia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, deu início, no final do mês de dezembro de 2025, ao processo de inserção do Implanon na rede municipal de saúde. A iniciativa começou na unidade modelo Antônio Jander Pereira Machado no Araturi, e representa um avanço significativo na ampliação do acesso aos métodos contraceptivos no município.
A implantação do procedimento ocorrerá nas seis unidades modelo de Caucaia, conforme cronograma definido pela Assessoria Técnica das Linhas de Cuidado Materno Infantil. A organização do fluxo busca assegurar segurança, qualidade e efetividade na oferta do método, além de possibilitar a expansão gradual do atendimento à população.
A disponibilização do implante subdérmico fortalece a Atenção Primária à Saúde (APS) como espaço estratégico para o cuidado integral. A iniciativa garante acesso universal, escuta qualificada, acolhimento e cuidado continuado, promovendo a autonomia e as escolhas informadas das pessoas, com respeito às decisões reprodutivas.
A ação segue as diretrizes do Ministério da Saúde, que, em parceria com estados e municípios, reforça o papel da APS na consolidação dos direitos sexuais e reprodutivos e na ampliação do acesso aos métodos contraceptivos de longa duração (LARC). A proposta é assegurar que cada mulher e pessoa com capacidade gestacional exerça plenamente o direito de decidir sobre o próprio corpo e seu projeto de vida.
Caucaia recebeu 1.275 implantes de Implanon. Para garantir a execução segura do procedimento, a Secretaria Municipal de Saúde iniciou, em 04 de dezembro de 2025, a capacitação de médicos residentes e médicos preceptores. Já no dia 23 de dezembro, começaram as inserções do implante em mulheres com idades entre 14 e 49 anos.
Nessa fase inicial da oferta, a prioridade é o atendimento de adolescentes e mulheres em situação de maior vulnerabilidade, reafirmando o compromisso do município com a equidade, a redução das desigualdades e a promoção da saúde reprodutiva de forma responsável e humanizada.