O evento reforça o papel essencial da juventude na transformação social e na consolidação de políticas públicas voltadas para crianças e adolescentes
Foto: Eduardo Cardoso/ Prefeitura de Caucaia
O Núcleo de Cidadania de Adolescentes (NUCA) de Caucaia realizou, na manhã desta sexta-feira (7), o primeiro encontro para a construção coletiva do Plano de Participação Cidadã de Adolescentes (PPCA). O evento ocorreu no CEMFA e reuniu adolescentes, educadores, representantes do Selo UNICEF e autoridades municipais.
A programação contou com momentos de acolhimento, integração e diálogo sobre o protagonismo juvenil e a importância da participação dos jovens nas políticas públicas do município.
A primeira-dama e articuladora do Selo UNICEF, Erika Amorim, abriu o evento destacando o papel essencial da juventude na transformação social e na consolidação de políticas públicas voltadas para crianças e adolescentes.
O evento também contou com a participação do Grupo de Adolescentes Comunicadores em Saúde (ADOCS), de Fortaleza, que compartilhou experiências sobre engajamento e participação comunitária, e com uma palestra do professor Paulo Garcia, que abordou o tema "Equidade e Inclusão", destacando o respeito e a cidadania nas relações sociais.
Na segunda parte do encontro, os jovens participaram de oficinas temáticas, divididos em sete grupos de trabalho, discutindo temas como saúde, educação, meio ambiente, igualdade racial e participação social.
As propostas elaboradas servirão de base para a construção do Plano PPCA Municipal, fortalecendo o compromisso de Caucaia com o Selo UNICEF e com a promoção dos direitos e da voz dos adolescentes.
O encerramento foi marcado pela socialização dos resultados.