A proposta tramita na Câmara Municipal e projeta um orçamento total de R$ 1,9 bilhão, base para as ações e investimentos do município no próximo ano
A Prefeitura de Caucaia enviou à Câmara Municipal o Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) para o exercício de 2026, que prevê a destinação de mais de 60% dos recursos para as áreas de saúde e educação. A proposta, que já está em tramitação, projeta um orçamento total de R$ 1,9 bilhão, base para as ações e investimentos do município no próximo ano.
O envio do PLOA cumpre as determinações da Lei Orgânica do Município e segue as diretrizes estabelecidas pela Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), aprovada no primeiro semestre. Agora, o texto seguirá para análise nas comissões da Câmara, onde será debatido pelos vereadores e pela população em audiências públicas.
O investimento majoritário em saúde e educação reforça o compromisso da gestão com áreas essenciais para o desenvolvimento social e o bem-estar da população. O prefeito Naumi Amorim destacou a importância do projeto. "Estamos comprometidos em garantir uma gestão responsável e transparente, que priorize as necessidades da população. Essa proposta de orçamento reflete o nosso foco em fortalecer a saúde e a educação, pilares fundamentais para o bem-estar da população de Caucaia", defendeu.
A proposta deve ser apreciada e votada pelo plenário da Câmara Municipal até dezembro, antes do encerramento do ano legislativo. Até lá, os debates públicos e institucionais terão o objetivo de aperfeiçoar a distribuição dos recursos, assegurando que o orçamento de 2026 atenda de forma eficiente às demandas da cidade.