A iniciativa reforça o compromisso com a inclusão, o combate ao capacitismo e o fortalecimento da identidade surda no município
Foto: Divulgação/ Prefeitura de Caucaia
A Prefeitura de Caucaia promoveu, nesta quinta-feira (18), um evento em alusão ao Setembro Surdo, mês dedicado à conscientização sobre a comunidade surda, à valorização da Língua Brasileira de Sinais (Libras) e à defesa dos direitos das pessoas surdas no Brasil. A iniciativa reforça o compromisso com a inclusão, o combate ao capacitismo e o fortalecimento da identidade surda no município.
A programação foi marcada por momentos de grande inspiração e aprendizado, com destaque para a apresentação teatral dos estudantes do Polo de Educação Bilíngue da EEIEF 7 de Setembro. Intitulada "Vida Surda", a peça foi conduzida pela professora do AEE em Libras Luciana Magalhães e pelo professor em Libras Daniel Lacerda. Em seguida, a estudante Thayane Paiva, também do Polo Bilíngue, emocionou o público com a apresentação em Libras do poema "Sou Surdo", interpretado em voz pela intérprete Nágila Emanuelly.
A formação contou ainda com a palestra "Sujeito Surdo e Educação Bilíngue", ministrada pela especialista em Libras e Tradução Renata Freitas, que trouxe reflexões essenciais para a valorização e o respeito à identidade surda. A palestra foi realizada em parceria com a Biblioteca Estadual do Ceará (BECE).
"Essa formação é um passo fundamental para qualificarmos ainda mais os nossos profissionais da educação, ampliando o olhar para práticas pedagógicas inclusivas.", destacou a secretária de Educação, Camila Bezerra.