Município alcançou 0,80 pontos em escala que varia de 0 a 1 e reforça compromisso com a sustentabilidade
Caucaia registrou um avanço significativo no Índice Municipal de Qualidade do Meio Ambiente (IQM 2025), divulgado pelo Governo do Ceará. O município alcançou 0,80 pontos em uma escala que vai de 0 a 1. O índice equivale a 8,0 na antiga metodologia, representando uma melhora de 37,2% no desempenho em relação ao ano anterior.
O IQM é um indicador criado para medir como os municípios cuidam do meio ambiente, com atenção especial à gestão de resíduos sólidos. São considerados critérios como coleta seletiva, educação ambiental, destinação correta do lixo e inclusão de catadores.
Em 2024, Caucaia havia obtido 5,83 pontos em uma escala de 0 a 10. Com a mudança da metodologia em 2025, que passou a calcular o índice em uma escala de 0 a 1, o resultado de 0,80 pontos demonstra um avanço expressivo da cidade no compromisso com políticas ambientais.
Para o presidente do Instituto de Meio Ambiente de Caucaia, Felipe Ribeiro, o resultado reflete um esforço conjunto da gestão e da população.
"Esse avanço é fruto do trabalho contínuo de fortalecimento das ações do IMAC, que tem atuado para ampliar esforços para coleta seletiva, conscientização ambiental e cuidado com a destinação correta dos resíduos. Nosso desafio agora é seguir intensificando essas ações para que a cidade seja cada vez mais sustentável, destacou.
O desempenho no IQM reforça a prioridade que Caucaia tem dado à pauta ambiental, alinhando políticas públicas locais às diretrizes estaduais de sustentabilidade.